O terceiro dia do Rali do México viu o finlandês Jari-Matti Latvala a fazer um rali bem sólido e a consolidar a sua liderança nesta prova, provavelmente a caminho da sua primeira vitória do ano. Ele, que nos dois primeiros ralis da temporada, não tinha acabado algum!
Depois de ter aproveitado o facto de Ogier ter sido o primeiro a abrir a estrada, Latvala conseguiu um avanço superior a 30 segundos sobre o piloto francês. Mas ainda faltava o dia de sábado para consolidar esse avanço, a havia obstáculos bem grandes pelo caminho, como as duas passagens por Otates, com quase 40 quilómetros de extensão. Logo na primeira passagem, Latvala levou a melhor, com um avanço de 21,7 segundos sobre Ogier, e subindo a vantagem para um numero superior a um minuto.
“Foi uma boa classificativa para nós, embora muito difícil. Sinto que os travões estão no limite – tive de doseá-los com cuidado”, referiu o finlandês.
Nas classificativas seguintes, Latvala não deu tréguas ao seu carro e à concorrência. Mesmo na curta passagem por El Brinco, de 7,5 quilómetros, o finlandês conseguiu somar mais 2,6 segundos à vantagem sobre o seu companheiro de equipa. Mesmo assim, ele estava preocupado com os travões do seu Volkswagen: “É bom parar agora para ir para o parque de assistência, beber um café e olhar para os travões de trás – penso que estão em sobreaquecimento. Esta manhã correu melhor do que aquilo que estava à espera”, afirmou no final da especial.
Apesar das suas preocupações, era a concorrência que sofria. Na segunda passagem por Otates, Latvala continuava a levar de vencida a Ogier, enquanto que Anders Mikkelsen, que tentava apanhar Dani Sordo para o terceiro posto, despistou-se e acabou por ali o seu rali. Com isto, o quarto posto caiu nas mãos de Mads Ostberg, no melhor dos Citroen.
Por fim, em El Brinco - e três curtas classificativas do final do dia de sábado - Latvala consolidou a sua vantagem, conseguindo 2,2 sobre Ogier. Feliz da vida, Latvala já saente que a vitória pode estar mais perto do que julgava. “As sensações com o carro foram brilhantes, tal como as notas do Miikka [Miikka Anttila, seu navegador]. Tudo foi perfeito hoje. Agora sei que posso perder um ou dois segundos por quilómetro na longa especial de amanhã”, comentou.
Quanto a Ogier, este já reconheceu que a luta está perdida, pois ele se encontra a um minuto e 36 segundos do seu colega nórdico: “Tudo o que posso fazer é terminar o rali. Não há mais nada que possa fazer. Mas amanhã é claro que vou dar tudo na Power Stage”, contou.
Atrás deles está Dani Sordo, que tem dois minutos e 41 segundos de atraso, mas tem o lugar mais baixo do pódio praticamente garantido, pois tem mais de odis minutos de vantagem sobre Mads Ostberg, garantindo assim mais um pódio para a Hyundai. Hayden Paddon é o quinto, no segundo Hyundai, a mais de cinco minutos e 41 segundos, com mais de dois minutos de avanço sobre Ott Tanak.
Martin Prokop é o sétimo, no seu Ford, com um avanço de pouco menos de um minuto sobre o outro Ford de Lorenzo Bertelli, enquanto que Teemu Sunninen e o ucraniano Valery Gorban fecham o "top ten".
O Rali do México termina este domingo.
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