Os primeiros dois dias do Rali do México ficou marcado pelo domínio dos carros da Volkswagen nas longas especiais do estado de Guanajuato, enquanto que a concorrência se despistava pelo caminho. Se no primeiro dia, nas ruas do centro histórico de Leon, não houve muito a ser dito, o segundo dia, com as demolidoras - e longas - classificativas, viu-se a seleção natural acontecer.
Mas o primeiro vencedor do rali foi... Thierry Neuville. O belga da Hyundai foi o vencedor na Street Stage do centro de Leon, com o italiano Lorenzo Bertelli a ser um surpreendente segundo classificado, a 0,1 segundos do piloto da Hyundai, com Sebastien Ogier a ser o terceiro, a 0,3 segundos. Mas nas especiais seguintes, Sebastien Ogier impôs a sua autoridade, vencendo-as e passando para a liderança, embora acabando o dia com uma vantagem de 1,7 segundos sobre Neuville. Jari-Matti Latvala era o terceiro, a 3.3 segundos dos líderes.
“Não é uma liderança grande, mas é melhor que nada”, comentou Ogier no final deste primeiro dia.
O segundo dia começou com especiais enormes e com potencial para ser demolidoras. A primeira era o de El Chocolate, de 54,21 quilómetros, onde o melhor foi Jari-Matti Latvala, que conseguiu ser superior a Dani Sordo, o segundo classificado, a 22,1 segundos, com Sebastien Ogier a 0,2 segundos do espanhol da Hyundai. Com isso, o finlandês ficou com o primeiro posto, ao mesmo tempo que Thierry Neuville tinha problemas com a suspensão, despistou-se e via-se obrigado a abandonar.
"Eu faço o que posso, mas eu sinto que vou perder 30 segundos por aqui. Ser o primeiro na estrada com pneus "soft", o desgaste vai ser o normal, mas não há nenhuma aderência. Contudo, teria sido pior se fosse com o composto duro", disse Ogier.
"[A classificativa] estava muito escorregadia, então eu não sabia como eu estava a guiar, mas não, obviamente, posso dizer que tivemos uma vantagem pelo facto de [Ogier] limpar a estrada", comentou o finlandês.
Latvala voltou a ganhar na quinta especial, na primeira passagem por Las Minas, embora a distância para com Ogier foi apenas de 3,4 segundos, com Andreas Mikkelsen a ser o terceiro, a 5,7 segundos do seu companheiro de equipa. A seguir, na primeira passagem pela especial na cidade de Leon, Mikkelsen foi o melhor, com 0,2 segundos de vantagem sobre Ogier.
Pela tarde, na segunda passagem por El Chocolate, Latvala continuou a acelerar e a ampliar a liderança, com dez segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier, e colocando a diferença nos 31,2 segundos. Dani Sordo, quarto na etapa, manteve o terceiro posto na geral, mas a mais de um minuto e onze segundos. A mesma coisa fez na segunda passagem por Las Minas, onde venceu a especial com uma diferença de 0,5 segundos sobre Ogier, e 4,4 sobre Sordo.
A parte final foram duas etapas no meio da cidade de Leon, onde Latvala levou a melhor na primeira, com 0,1 segundos de vantagem sobre Sordo, e com Ogier a ser mais veloz na segunda, igualado com Dani Sordo, e Latvala a ser o terceiro, a 0,4 segundos.
No final deste dia, o finlandês da Volkswagen tem uma vantagem de 32,8 segundos sobre Sebastien Ogier, que sofreu um bocado com o facto de abrir a estrada. Dani Sordo é o terceiro, no seu Hyundai, mas já tem um minuto e 15 segundos de desvantagem para com o piloto da Volkswagen. Anders Mikkelsen é o quarto, a um minuto e 46 segundos, já a alguma distância de Hayden Paddon, o quinto e o segundo melhor dos Hyundai. Mads Ostberg é o sexto, e o melhor dos Citroen, a dois minutos e 35 segundos, e já tem um avanço superior a três minutos sobre Ott Tanak, o sétimo e o melhor fdos Ford. Martin Prokop - que faz agora o seu primeiro rali da temporada - é o oitavo, com Lorenzo Bertelli e o finlandês Teemu Suninen a fechar o "top ten". O finlandês é o melhor dos WRC2.
O rali do México prossegue este sábado.
Pela tarde, na segunda passagem por El Chocolate, Latvala continuou a acelerar e a ampliar a liderança, com dez segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier, e colocando a diferença nos 31,2 segundos. Dani Sordo, quarto na etapa, manteve o terceiro posto na geral, mas a mais de um minuto e onze segundos. A mesma coisa fez na segunda passagem por Las Minas, onde venceu a especial com uma diferença de 0,5 segundos sobre Ogier, e 4,4 sobre Sordo.
A parte final foram duas etapas no meio da cidade de Leon, onde Latvala levou a melhor na primeira, com 0,1 segundos de vantagem sobre Sordo, e com Ogier a ser mais veloz na segunda, igualado com Dani Sordo, e Latvala a ser o terceiro, a 0,4 segundos.
No final deste dia, o finlandês da Volkswagen tem uma vantagem de 32,8 segundos sobre Sebastien Ogier, que sofreu um bocado com o facto de abrir a estrada. Dani Sordo é o terceiro, no seu Hyundai, mas já tem um minuto e 15 segundos de desvantagem para com o piloto da Volkswagen. Anders Mikkelsen é o quarto, a um minuto e 46 segundos, já a alguma distância de Hayden Paddon, o quinto e o segundo melhor dos Hyundai. Mads Ostberg é o sexto, e o melhor dos Citroen, a dois minutos e 35 segundos, e já tem um avanço superior a três minutos sobre Ott Tanak, o sétimo e o melhor fdos Ford. Martin Prokop - que faz agora o seu primeiro rali da temporada - é o oitavo, com Lorenzo Bertelli e o finlandês Teemu Suninen a fechar o "top ten". O finlandês é o melhor dos WRC2.
O rali do México prossegue este sábado.
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