Dan Gurney faz esta quarta-feira 85 anos de idade, e esta semana, homenagearemos o piloto americano contando alguns momentos da sua carreira como piloto, engenheiro e construtor.
Em 1961, Gurney vai correr para a Porsche, que fazia há algum tempo a sua passagem na Formula 1. Havia as inscrições de pilotos privados, mas nesse ano, ele fez equipa com o sueco Jo Bonnier num modelo 718, que lhe rendeu três segundos lugares e o quarto posto no Mundial de 1961, dominado pelas Ferrari.
No ano seguinte, a marca de Estugarda projetou o modelo 804, que tinha um motor de oito cilindros. Depois de um mau inicio - nem sequer participaram no GP da Bélgica - o carro voltou à oficina para ser melhorado em termos de performance. A primeira corrida do carro modificado foi na pista de Rouen Les-Essarts, onde a Ferrari estava ausente por conta de uma greve na fábrica de Maranello. Gurney foi sexto na qualificação, mas na corrida, o americano, com o seu estilo suave de condução, dominou tudo e todos, dando à marca alemã a sua primeira vitória na Formula 1, dando uma volta ao segundo classificado, o sul-africano Tony Maggs.
Mês e meio depois, Gurney fez pole-position no GP da Alemanha, no temido circuito de Nurburgring, e na corrida, não andou longe dos primeiros, terminando a 4,4 segundos do vencedor, o BRM de Graham Hill. O americano foi terceiro, batido por Hill e pelo Lola de John Surtees.
Pelo meio, a 15 de julho, Gurney e Bonier correram no GP de Soltitude, nos arredores de Estugarda, num circuito que também fazia lembrar Nurburgring. No final, ambos fizeram dobradinha para a marca, a mais de um minuto do terceiro classificado, o Lotus de Trevor Taylor.
Apesar destas grandes marcas, a Porsche resolveu abandonar a Formula 1 no final desse ano, decidindo correr na Endurance, criando ali a reputação que tem hoje em dia. Quanto a Gurney, iria correr noutra equipa.
Dan Gurney detém um recorde difícil de ser batido; é o piloto que mais deu a 1ª vitória a equipes: foi o primeiro a vencer na F1 pela Porsche, pela Brabham e pela Eagle.
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