quinta-feira, 28 de abril de 2016

As corridas no 1º de maio

Pela primeira vez desde 1994, teremos uma corrida no 1º de maio. Parece que há certas datas que eram sagradas mas que o deixaram de ser, pelo menos, para esta geração. Mas vistas as coisas em termos de calendário, é apenas a sexta vez que tal acontece na Formula 1, e em quase todas estas ocasiões, aconteceu em Imola, palco do GP de San Marino.

Contudo, nos anos em que houve corridas nesta data, houve um pouco de tudo: aborrecimento, emoção, "humilhação", corridas no fio da navalha com resultados imprevisíveis. E curiosamente em duas delas, houve vitória brasileira. Conheça então as corridas que aconteceram nesse dia, uma delas não-oficial.


1 - Siracusa 1966


Esta corrida extra-campeonato aconteceu como aquecimento do GP do Mónaco, que iria acontecer dali a duas semanas, e que iria ser o arranque da temporada. Apenas 14 carros alinharam na corrida, com os Brabham e a Ferrari a inscreverem dois carros, com a Rob Walker Racing a colocar um Brabham e um Cooper para Jo Bonnier e Jo Siffert, respectivamente.

Jack Brabham e Dennis Hulme não conseguiram marcar tempos e alinharam no fundo da grelha. E a corrida não lhes correu tão bem, pois ambos desistiram devido a problemas de motor. Quem não teve problemas de espécie alguma foram os Ferrari de John Surtees e Lorenzo Bandini, que ficaram com as duas primeiras posições, e com David Hobbs a ser o terceiro no seu Lotus-BRM da Reg Parnell Racing, a uma volta dos carros vermelhos. 


2 - Espanha 1972


O Grande Prémio de Espanha desse ano era a primeira etapa europeia da temporada de 1972, depois da Formula 1 ter estado na Argentina e na África do Sul, com Jackie Stewart e Dennis Hulme a dividiram no numero de vitórias, mas com o neozelandês a liderar, graças à segunda posição conseguida na corrida argentina. Contudo, a procissão ainda ia no adro, pois outros pilotos eram candidatos à vitória, como o belga Jacky Ickx e o brasileiro Emerson Fittipaldi, que tinha sido segundo classificado em Kyalami.

Ickx foi o poleman, com Hulme em segundo, Fittipaldi em terceiro e Stewart em quarto. Na corrida de 90 voltas, Hulme (caixa de velocidades) e Stewart (acidente) tiveram problemas e desistiram, enquanto que Fittipaldi superou Stewart para vencer pela primeira vez na temporada, e conseguir ali a primeira das suas cinco vitórias, que lhe deram o seu primeiro título mundial. E foi aqui que José Carlos Pace conseguiu o seu primeiro ponto no Mundial, com um sexto posto, a bordo de um March. 

A corrida completa pode ser lida aqui


3 - San Marino 1983


A primeira de três corridas que aconteceram nesse dia em Imola foi marcada pela emoção. Quinta prova do Mundial daquele ano, era a primeira vez em que os Ferrari corriam ali após o desaparecimento de Gilles Villeneuve. Um ano (e uma semana) antes, Didier Pironi tirou a vitória ao canadiano numa manobra que ele próprio classificou como "traidora". Os acontecimentos dessa corrida levaram ao trágico desaparecimento do canadiano, duas semanas depois, nos treinos do GP da Bélgica, em Zolder.

Em 1983, no lugar de Villeneuve estava um dos seus melhores amigos, o francês Patrick Tambay. Este se qualificara na terceira posição, exatamente o lugar onde Villeneuve partira um ano antes. Os "tiffosi", no dia da corrida, pressionaram o francês para que honrasse o seu amigo, escrevendo no seu lugar no asfalto coisas como "corre per Gilles" ou "vince per Gilles". 

Na corrida, Riccardo Patrese liderou na maior parte da corrida, mas a seis voltas do fim, o italiano escorregou na curva Acquae Minerale, dando a liderança ao francês. O autódromo foi abaixo quando isso aconteceu, demonstrando que prefeririam um piloto na Ferrari do que um italiano na frente da corrida. Tambay chegou ao fim, conseguindo a sua segunda vitória na carreira, numa vitória emocional.

A corrida completa pode ser lida aqui.


4 - San Marino 1988


Em 1988, Imola era a primeira corrida em solo europeu depois da prova de abertura, no GP do Brasil, em Jacarépaguá. Na McLaren, Ayrton Senna queria mostrar que os problemas que tinha sofrido na corrida brasileira - ficou parado no arranque e depois foi desclassificado - não representavam aquilo que era. 

Senna conseguiu bater Prost na luta pela pole-position, mas ambos pareciam ser de outro mundo, pois tinham dado mais de três segundos à concorrência, espantando toda a gente acerca do McLaren MP4/4. A "humilhação" continuou na corrida, com ambos a darem uma volta à concorrência, com Senna a ganhar e a conseguir a sua primeira vitória ao serviço da McLaren. 

Nelson Piquet, no seu Lotus, ficou com o lugar mais baixo do pódio, na frente do Benetton de Thierry Boutsen. A corrida completa pode ser lida por aqui

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