quinta-feira, 12 de maio de 2016

A caça à fábrica da Tesla na Europa

Há uns dois dias, andava a ver fotos no site da revista Turbo sobre um encontro da Tesla, a famosa marca americana de carros elétricos, que houve no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. Ali, no meio dos cerca de duas dezenas de carros que estavam expostos, quase todos modelos S (e um Roadster) li o apelo de uma pessoa para que a marca fundada por Elon Musk trouxesse para Portugal... um centro de apoio ao cliente, que não existe na Penínsulaa fabri Ibérica. Segundo ele conta, o mais próximo situa-se em Bordéus, a mais de 1200 quilómetros. Ou se preferirem, quatro carregamentos elétricos, caso a bateria tenha uma duração média de 300 quilómetros.

Pois bem, o nosso vizinho do lado tem uma ambição maior: eles querem uma fábrica. A cidade de Paterna, na zona de Valência, deseja ter uma unidade fabril para produzir os seus modelos, o S, X ou o 3, que estão neste momento em produção, na California. Musk quer fazer meio milhão de automóveis por volta de 2020, e está a construir um fábrica enorme - o Gigafactory - no Nevada, mas essas duas fábricas poderão não ser suficientes para todas as encomendas, já que só para o 3, lançado no mês passado, há uma lista de espera de... dois anos e meio!

Assim sendo, a Tesla vai fazer uma fábrica na Europa, mais concretamente na Holanda, mas não deverá ser o suficiente para as suas encomendas. Então, um grupo de entusiastas decidiu pressionar Musk para que coloque uma fábrica por lá, à semelhança que os habitantes de Almussafes fizeram em meados da década de 70, quando pediram uma fábrica a Henry Ford II, e este concedeu, com esta a criar mais de 30 mil empregados (entre postos diretos e indiretos) ao longo deste tempo todo.

Para isso, esse grupo de entusiastas criou um site, o www.spainlovestesla.com, onde mostra as áreas em que a Espanha está a ser líder, quer na inovação, quer nas energias renováveis, quer na exportação, quer na mão de obra qualificada, entre outras coisas. E até colocaram um exemplar de carta para enviar a Musk, no sentido de o convencer a colocar uma fábrica por lá.

Claro, eles vão ter concorrência: há regiões de França (Alsácia), Reino Unido e Alemanha que também querem ter uma fábrica da marca, mas os espanhois contam com o governo central e local nesse apoio.

Boa sorte para eles. Embora diga que Portugal deveria tentar a sua sorte...

P.S: Lembram-se da reivindicação do centro de assistência para Lisboa que falava no inicio do post? Elon Musk viu a noticia no seu Twitter oficial e respondeu afirmativamente.

1 comentário:

  1. Já arranjou emprego? Ouvi dizer que o AutoSport.pt anda a recrutar.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...