Gilles Villeneuve nas ruas de Monte Carlo durante o fim de semana de 1981, numa fotografia tirada por Paul-Henri Cahier. Faz hoje 35 anos que o canadiano da Ferrari venceu nas ruas de Monte Carlo, numa vitória que muitos consideram como improvável, porque o seu carro era "desengonçado" para uma pista como esta.
Depois de uma boa qualificação - largando ao lado do "poleman" Nelson Piquet - Villeneuve perdeu o segundo posto para Alan Jones, e andou no terceiro posto até à volta 53, altura em que Piquet se despistou e abandonou. Depois disto, Vileneuve andou no segundo posto, mas sem que pudesse alcançar o piloto australiano.
Não antes de ter problemas com a bomba de gasolina no seu Williams.
A partir dali, Gilles Villeneuve teve uma chance de o apanhar, e assim conseguiu chegar à liderança, do qual nunca mais largou até à bandeira de xadrez. Quando o fez, tornou-se num dos vencedores mais populares da história da corrida monegasca, e a sua vitória foi celebrada por todos, pois já tinha passado ano e meio desde a última vitória, no GP dos Estados Unidos de 1979, em Watkins Glen. Era também a primeira vitória do Ferrari Turbo, num carro que era considerado pelo próprio como "um Cadillac com motor". E era verdade: Villeneuve andava num dos piores chassis da Scuderia, e o seu motor V6 Turbo era o seu... único triunfo.
E há precisamente 35 anos, Villeneuve conseguia um pequeno milagre para satisfação dos "tiffosi".
Depois de uma boa qualificação - largando ao lado do "poleman" Nelson Piquet - Villeneuve perdeu o segundo posto para Alan Jones, e andou no terceiro posto até à volta 53, altura em que Piquet se despistou e abandonou. Depois disto, Vileneuve andou no segundo posto, mas sem que pudesse alcançar o piloto australiano.
Não antes de ter problemas com a bomba de gasolina no seu Williams.
A partir dali, Gilles Villeneuve teve uma chance de o apanhar, e assim conseguiu chegar à liderança, do qual nunca mais largou até à bandeira de xadrez. Quando o fez, tornou-se num dos vencedores mais populares da história da corrida monegasca, e a sua vitória foi celebrada por todos, pois já tinha passado ano e meio desde a última vitória, no GP dos Estados Unidos de 1979, em Watkins Glen. Era também a primeira vitória do Ferrari Turbo, num carro que era considerado pelo próprio como "um Cadillac com motor". E era verdade: Villeneuve andava num dos piores chassis da Scuderia, e o seu motor V6 Turbo era o seu... único triunfo.
E há precisamente 35 anos, Villeneuve conseguia um pequeno milagre para satisfação dos "tiffosi".
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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...