O piloto catalão Luis Salom morreu esta tarde durante a segunda sessão de treinos livres da Moto2 do GP da Catalunha. Salom, de 24 anos, sofreu um despiste na curva 12 do Circuit de Catalunya antes da reta da meta quando perdeu o controle da sua moto, batendo com a cabeça nos pneus. Atendido pelo corpo médico do circuito, apesar de ter sido chamado um helicóptero, foi transportado de ambulância para o Hospital General de Catalunya, onde apesar dos esforços dos médicos, o óbito foi confirmado pela Dorna às 16:55, hora local (menos uma hora em Lisboa).
Salom tinha feito 41 corridas na categoria Moto2, tendo chegado ao pódio por três vezes, a última das quais no Qatar, onde tinha sido segundo classificado. Nesta altura, era o décimo classificado da geral, com 37 pontos. Esta foi a primeira morte na MotoGP desde o acidente fatal de Marco Simoncelli em novembro de 2011, no circuito de Sepang.
Nascido a 7 de agosto de 1991 em Palma de Maiorca, Salom começou a correr aos oito anos de idade, em motos de 50cc, vencendo o campeonato local, progredindo depois para os 125cc, onde venceu o campeonato local, antes de rumar ao campeonato espanhol em 2007, aos 16 anos, participando em simultâneo na Red Bull Rookies Cup, sendo quarto classificado nesse ano. No ano seguinte, acabou como vice-campeão no campeonato espanhol de 125cc, batido por Efran Vazquez.
Em 2009, passou para o campeonato mundial de 125cc, primeiro num Honda, depois numa Aprilia, onde conseguiu como melhor resultado um sexto posto no GP britânico. no ano seguinte, conseguiu melhor, acabando na 12ª posição da geral, e um quinto posto no Estoril como melhor resultado. Os primeiros pódios vieram em 2011, quando conseguiu dois segundos lugares em Assen e Phillip Island, terminando o ano na oitava posição.
Em 2012, apareceu a Moto3, no lugar das 125cc, e Salom foi correr para a KTM, onde terminou como vice-campeão do mundo, vencendo em Indianápolis e em Aragão. No ano seguinte, venceu por sete vezes e obteve mais cinco pódios, mas num ano competitivo, lutando pelo título com os seus compatriotas Maverick Viñales e Álex Rins, os 302 pontos alcançados não lhe deram mais do que o terceiro posto da geral.
Chegado à Moto2, correu numa Kalex, ao serviço da Pons Racing, onde obteve o seu primeiro pódio no GP da Argentina, um terceiro lugar. Voltou ao pódio no GP da Holanda, no segundo posto, acabando a temporada no oitavo lugar. No ano seguinte, teve uma temporada mais complicada, culminando com um acidente no GP da Catalunha, quando bateu em Jonas Folger, resultado numa fratura no braço direito e falhando a presença no GP da Holanda. Sem pódios, acabou o ano na 13ª posição, com 80 pontos.
Trocando a Pons pela SAG Team, Salom tinha conseguido uma excelente entrada na temporada com o segundo lugar na prova de abertura, no Qatar, e tinha caído na última corrida, em Mugello.
Nascido a 7 de agosto de 1991 em Palma de Maiorca, Salom começou a correr aos oito anos de idade, em motos de 50cc, vencendo o campeonato local, progredindo depois para os 125cc, onde venceu o campeonato local, antes de rumar ao campeonato espanhol em 2007, aos 16 anos, participando em simultâneo na Red Bull Rookies Cup, sendo quarto classificado nesse ano. No ano seguinte, acabou como vice-campeão no campeonato espanhol de 125cc, batido por Efran Vazquez.
Em 2009, passou para o campeonato mundial de 125cc, primeiro num Honda, depois numa Aprilia, onde conseguiu como melhor resultado um sexto posto no GP britânico. no ano seguinte, conseguiu melhor, acabando na 12ª posição da geral, e um quinto posto no Estoril como melhor resultado. Os primeiros pódios vieram em 2011, quando conseguiu dois segundos lugares em Assen e Phillip Island, terminando o ano na oitava posição.
Em 2012, apareceu a Moto3, no lugar das 125cc, e Salom foi correr para a KTM, onde terminou como vice-campeão do mundo, vencendo em Indianápolis e em Aragão. No ano seguinte, venceu por sete vezes e obteve mais cinco pódios, mas num ano competitivo, lutando pelo título com os seus compatriotas Maverick Viñales e Álex Rins, os 302 pontos alcançados não lhe deram mais do que o terceiro posto da geral.
Chegado à Moto2, correu numa Kalex, ao serviço da Pons Racing, onde obteve o seu primeiro pódio no GP da Argentina, um terceiro lugar. Voltou ao pódio no GP da Holanda, no segundo posto, acabando a temporada no oitavo lugar. No ano seguinte, teve uma temporada mais complicada, culminando com um acidente no GP da Catalunha, quando bateu em Jonas Folger, resultado numa fratura no braço direito e falhando a presença no GP da Holanda. Sem pódios, acabou o ano na 13ª posição, com 80 pontos.
Trocando a Pons pela SAG Team, Salom tinha conseguido uma excelente entrada na temporada com o segundo lugar na prova de abertura, no Qatar, e tinha caído na última corrida, em Mugello.
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