Bernie Ecclestone sempre achou que seria na Ásia que estaria o futuro da Formula 1. O seu futuro, leia-se. Novos tigres cheios de dinheiro para gastar em projetos faraónicos, sejam eles imobiliários, rodoviários ou outros, gastar milhares de milhões de dólares para mudar a face e apresentar uma moderna, onde antes era agrária e tradicional. Aconteceu com a China, depois com a Malásia e com a India, mas em breve pode acontecer com o Vietname.
De quando em quando lá se fala neste país de 80 milhões de habitantes, que se unificou em 1976, depois de 30 anos de guerra civil de libertação, onde os locais derrotaram duas potencias ocidentais. Primeiro a França, a sua antiga potência colonial, depois os Estados Unidos, à custa de quase três milhões de mortos. Depois de uma década de economia totalmente comunista, decidiram fazer uma abertura económica, ao qual batizaram de (não se riam...) "Doi Moi". Implementada em 1987, deu ao país um enorme crescimento económico que fez subir o país no indice de desenvolvimento humano e o fez reconciliar com o mundo... até um certo ponto. O poder ainda é do partido comunista, em regime de monopólio, e Saigão ainda se chama "Ho Chi Min City", mas a paisagem local é cada vez mais parecida com Xangai ou Pequim.
E porquê se traz este país para a Formula 1? Por causa de outra coisa chamada... jogo. Os asiáticos são loucos pelo jogo e no continente, o único local onde podem jogar é em Macau. O jogo é proíbido não só na China Continental como o é em mais alguns países à volta, como Taiwan. Em Hong Kong, o jogo é limitado às corridas de cavalos, e no caso macaense, dá milhares de milhões de dólares cada ano. Pode-se dizer que todos os dias, entram 750 mil pessoas na cidade-estado, numa cidade que acolhe meio milhão de pessoas em permanência, algumas dezenas de milhares com passaporte português.
Ser o único sitio das redondezas onde o jogo é permitido colhe grandes frutos a Macau, mas há outros lados que querem quebrar esse monopólio. E Vietname é um deles. Desde 2010 que se fala na ideia de ter a Formula 1 naquele local, mas o governo sempre se opôs à ideia, afirmando que é uma empreitada muito cara, e que o seu orçamento serve para outras coisas. Mas este ano, há uma proposta no parlamento de Hanoi que visa a legalização do jogo no país, e caso isso seja aprovado, a ideia da Formula 1 por aquelas bandas ganha nova força.
De acordo com o jornal local Tien Phong, a cidade procura um investidor privado para o projeto de construção de um circuito na zona de Soc Son, ao pé do aeroporto internacional. Por agora, tudo não passa de um projeto de intenções, pois não há ainda datas para a construção e conclusão dessa pista, mas não seria descabido pensar que em 2020, já teria um autódromo pronto, como esta agora o circuito de Buniram, no leste da Tailândia, e que já acolheu provas do WTCC e que poderá acvolher outras provas, como a Endurance.
Mas se o governo local não está muito disposto a abrir os cordões à bolsa, a possivel legalização do jogo no país poderá abrir muitas portas nesse campo. Uma "Las Vegas vietnamita", a concorrer com Macau, a menos de quatro horas de vôo de Xangai, por exemplo, seria um enorme atrativo para os asiáticos sedentos de jogo. E mesmo que não haja um circuito em 2020, a construção de um ou mais casinos numa área especifica do país poderá ser bem real por essa altura...
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