Duas semanas depois de Damon Hill ter vencido em Magny-Cours, numa das corridas mais aborrecidas da história da Formula 1 - e com a Renault a ficar com as quatro primeiras posições - máquinas e pilotos atravessavam o canal e chegavam a Silverstone, palco do GP da Grã-Bretanha, numa altura em que os britânjcos estavam em delirio ao ver um dos seus a liderar o campeonato. Com Hill a comandar, e com a concorrência relativamente fraca, tudo indicava que ele poderia ser o claro favorito à vitória, e provavelmente poderiam ver um dominante triunfo para as cores britânicas.
No paddock, a história dos Forti parecia que não tinha fim: a Shannon parecia não estar a cumprir os seus objetivos e arrastava-se no final do pelotão. Luca Badoer e Andrea Montermini somente conseguiram tempos oito segundos mais lentos que a concorrência e ficaram de fora.
No final da qualificação, não havia surpresas: os Williams levaram a melhor, com Hill a ser mais veloz do que Jacques Villeneuve. Michael Schumacher foi o terceiro, no seu Ferrari, seguido por Mika Hakkinen, no McLaren-Mercedes, enquanto que na terceira fila estava o Benetton de Jean Alesi e o Jordan de Rubens Barrichello. Gerhard Berger foi o sétimo, no segundo Benetton, seguido pelo segundo Jordan de Martin Brundle, enquanto que a fechar o "top ten" estavam o McLaren-Mercedes de David Coulthard e o segundo Ferrari de Eddie Irvine.
Ricardo Rosset falhou um controlo de peso e acabou por ver os seus tempos riscados, partindo do último lugar.
Ricardo Rosset falhou um controlo de peso e acabou por ver os seus tempos riscados, partindo do último lugar.
Debaixo de sol e calor, e num autódromo cheio para apoiar Damon Hill, Mas na partida, ele arrancou mal e fui superado por Villeneuve, que ficou com a liderança. Schumacher seguia-o, mas desistiu na terceira volta devido a um problema hidraulico. Duas voltas depois, Eddie Irvine também retiraria, este com um problema no seu diferencial. Tal como em França, os maiores rivais da Williams ficavam de fora logo nas primeiras voltas.
Na frente, Villeneuve abria enormemente para Alesi e Hakkinen, com Hill em quarto, com um carro um pouco mais pesado para poder aproveitar melhor a oportunidade de passar de dois para um reabastecimento, se fosse preciso. Mas mesmo mais potente do que o McLaren do finlandês, tinha dificuldade em o ultrapassar. Contudo, na volta 23, uma das rodas do seu Williams bloqueou na Copse e despistouse para a gravilha, causando o seu abandono.
Sem Hill, Villeneuve dominava, com Hakkinen e lutar com Alesi pelo segundo posto. Mas o francês começou a ter problemas de travões e foi apanhado por Berger, que o passou facilmente. O austriaco decidiu parar por uma vez e foi assim que conseguiu passar Hakkinen para ficar com o segundo posto, já que Alesi acabaria por desistir na volta 44.
No final, Villeneuve foi o grande vencedor, conseguindo a sua segunda vitória na temporada, seguido por Berger e Hakkinen, que conseguia o seu primeiro pódio do ano para a McLaren. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Jordan de Rubens Barrichello, o segundo McLaren de David Coulthard e o segundo Jordan de Martin Brundle.
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