O segundo dia do rali da Finlândia ficou marcado pelo contínuo domínio de Kris Meeke, que conseguiu aguentar as investidas do Volkswagen de Jari-Matti Latvala e do Hyundai de Thierry Neuville para manter a liderança deste rali. O segundo dia foi também marcado pelos incidentes que deixaram mais alguns pilotos pelo caminho, como o francês Eric Camili e o italiano Lorenzo Bertelli. No final do dia, Meeke tem um avanço de 41 segundos sobre Latvala e vai a caminho da sua segunda vitória no campeonato, numa temporada que está a fazer... a meio gás.
"O dia foi excepcional", disse o inglês de 37 anos.
As oito classificativas deste sábado tinham entre eles passagens duplas pela temível Ouninpohja, onde quem a faz sem erros é considerado excepcional. E na primeira passagem, Meeke... arrasou. Um avanço de 13,4 segundos sobre Latvala o fez ganhar a classificativa - iria ganhar também na segunda passagem, pela tarde - mas de manhã, aumentou o avanço para 31,5 segundos. Nessa altura, Lorenzo Bertelli teve um acidewnte que fez neutralizar a especial, para que os meios de socorro pudessem entrar e verificar o estado do piloto e do seu navegador, que estavam ilesos.
Ott Tanak venceu na primeira passagem por Paijala, mas a diferença para Meeke foi minima - 0,4 segundos. Contudo, foi o suficiente para que o estónio da Ford subisse ao quinto posto, e ao alcance de Hayden Paddon e de Craig Breen, que era agora o terceiro da geral. O troço foi marcado também por outro acidente, que o neutralizou. Desta vez, o infeliz foi Eric Camili, que danificou bastante o seu Ford, mas também saiu dali sem ferimentos. Quem também teve problemas foi Sebastien Ogier, que penalizou por causa de um tubo no sistema de travagem, que o obrigou a parar no meio da classificativa.
Meeke venceu de novo, na primeira passagem por Pihlajakoski, com 2,4 segundos de vantagem sobre Latvala, que foi terceiro (Ogier fez o segundo melhor tempo), e o inglês da Citroen afastou-se ainda mais do piloto da Volkswagen. Aqui, Ott Tanak furou de novo e perdeu 15 segundos. afastando-se da luta pelo terceiro posto. Craig Breen foi quarto na especial e afastou-se de Hayden Paddon, que agora estava a 13,2 segundos do irlandês.
Ogier ganhou na curta passagem por Saalahti, para depois Meeke vencer na segunda passagem por Ouninpohja, desta vez, com uma vantagem de 5,8 segundos. Voltou a vencer em Paijala, com uma vantagem mínima sobre Latvala, e depois, Ogier foi o vencedor dos dois últimos especiais do dia, no primeiro com 0,2 segundos de vantagem sobre Tanak, que recuperou e subiu ao quarto posto, e depois, com uma vantagem de 1,1 segundos sobe Thierry Neuville.
No final do dia, Meeke tem agora 41 segundos sobre Latvala e um minuto e 43 segundos sobre Craig Breen, que vê Ott Tanak aproximar-se, com o seu Ford. Os Hyundai de Thierry Neuville e Hayden Paddon também não andam longe, mas já estão a dois minutos de Meeke. Mads Ostberg é o sétimo, acossado por Anders Mikkelsen, e a fechar o "top ten" estão os Skoda de Esapekka Lappi e Teemu Suninen, os melhores dos WRC2.
Amanhã, é o dia final do Rali da Finlândia.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...