Este domingo, haverá um rali em Cabo Verde. Esta noticia poderia passar despercebida, se não fosse por alguns detalhes: o arquipélago situado na costa ocidental africana não tem nenhuma tradição automobilística, e o rali tem mais objetivos culturais do que desportivos. Organizado por um conjunto de entusiastas, o Eco Rally Cabo Verde vai ligar os municípios de Praia e Ribeira Grande, numa viagem mais de cariz cultural do que desportivo, mas demonstra que na principal ilha de Santiago - e onde situa a capital do país - começa a existir um conjunto de entusiastas que pretende fazer mais, e há um que está traçado: organizar um rali de categoria FIA.
“A associação existe há algum tempo e estamos aqui para incitar os amantes das quatro rodas para a elevação dessa modalidade em Cabo Verde que tem muitos aficionados”, começou por notar Joaquim Santos, o organizador do evento, numa nota à imprensa citado pelo site Sportmotores.com. “Vai igualmente contribuir para o desenvolvimento do turismo local, promovendo a participação de empresas e competidores nacionais e estrangeiros, e isto para impactar o desenvolvimento económico dos municípios”, concluiu.
A demonstração acontece num perímetro entre Estádio Nacional e termina em Palmarejo, mas o périplo passa somente pelos municípios da Praia e da Ribeira Grande de Santiago. Caso este seja um sucesso, a organização espera fazer os passos necessários para se profissionalizar, entre outros, mas para alcançar os seus grandes objetivos, tem de organizar-se a nivel nacional. É que Cabo Verde não tem uma federação digna desse nome, que tem de ser reconhecida pela FIA, para poder realizar as suas ambições.
Inspirações não lhe vão faltar: nos arquipélagos que lhes estão mais próximos, como a Madeira, Açores e Canárias, todos eles organizam com sucesso os seus ralis...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...