Conheço a história e acompanhei-a na altura: a Lotus chegou a testar ao longo de 1991 um motor V12 fabricado pelos japoneses da Isuzu, mas que no final acabaraia por não correr. A Isuzu é uma fabricante japonesa de "pickups" e veículos comerciais, especializada sobretudo em fabricar motores a Diesel, e parcialmente pertencente à General Motors. Mas no final dos anos 80, inicio dos anos 90, tinha feito uma parceria com a Lotus para desenvolver motores e outros componentes, especialmente no modelo Elan, que tinha o motor baseado no Isuzu.
Em 1991, a marca decidiu desenvolver um motor V12, para ver se poderia alargar ainda mais a sua parceria com a Lotus Cars, estendendo-se à Team Lotus, na Formula 1, e que na altura era já uma sombra de si mesmo. Aliás, nesse ano, esteve prestes a fechar as portas, salvando-se graças aos esforços de Peter Collins e Peter Wright. O motor, um V12 de 3.5 litros, foi desenvolvido ao longo do ano de 1991, e sabia-se que tinha havido uns testes, mas no final do ano, a ideia foi-se abaixo, provavelmente porque a General Motors não deveria estar interessada na coisa. Mas tambem porque essencialmente, foi um projeto privado, feito por alguns engenheiros da fábrica as horas vagas. Pelo menos, é o que se pode ler de alguns fóruns dedicados ao assunto.
O teste foi em Silverstone, a 6 de agosto de 1991 - fez agora 25 anos - durou cerca de 250 quilómetros, e foi guiado por Johnny Herbert. O motor estava dentro do carro, uma versão D do modelo 102, e aparentemente, tinha feito tempos semelhantes ao McLaren MP4/6 guiado por Jonathan Palmer, piloto de testes da McLaren. Como o motor tinha uma potência estimada em 650 cavalos, não teria sido mau de tudo. Esta filmagem deve ter sido feita por um dos engenheiros da marca.
Contudo, a ideia de ter um motor Isuzu a partir de 1992 foi descartada, aliás, é altamente provável que a ideia nunca tenha sido de correr na Formula 1. Tudo isto não deve ter sido mais uma experiência do que outra coisa.
Contudo, a ideia de ter um motor Isuzu a partir de 1992 foi descartada, aliás, é altamente provável que a ideia nunca tenha sido de correr na Formula 1. Tudo isto não deve ter sido mais uma experiência do que outra coisa.
Hoje em dia, o motor Isuzu V12, bem como o chassis que o testou, estão neste momento na sede da Tamiya, a famosa fabricante de modelos de automóveis, em Shizuoka, no Japão.
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