Ao ver esta foto de um carro elétrico sobre esta paisagem, lembrei-me de um velho sonho de Bernie Ecclestone, e como está a ser irónico ver que todas as aspirações que o anãozinho tinha estão a ser concretizadas por uma outra categoria, que tem... no silêncio como arma para jogar com os organizadores.
Para quem não sabe muito bem do que estou a falar, Bernie sempre teve o sonho de ver a Formula 1 nos Estados Unidos. Não um Grande Prémio de Formula 1, mas uma categoria maioritariamente americana, com mais algumas corridas na Europa. Ao longo dos anos 80, concretizou alguns desses sonhos - Long Beach, Las Vegas, Phoenix, Dallas... - mas Bernie sempre quis ter uma corrida na baixa de Nova Iorque. Vê-los a andar em Manhattan, na Times Square, era algo que Bernie sonhou, e esteve bem próximo de acontecer em 1983. A corrida chegou a ser incluida no calendário, no lugar da corrida de Las Vegas, mas acabou por não acontecer, devido às burocracias locais. E foi por isso que começamos a ter os GP's da Europa.
E claro, mais recentemente, a ideia de haver um "GP de New Jersey", com o "skyline" de Manhattan como pano de fundo, que chegou a ser apresentado com pompa e circunstância e com corrida marcada no calendário de 2014, acabou por não acontecer devido aos mesmos problemas de há mais de 30 anos. Os novaiorquinos até gostariam de ter cisas dessas nas suas bandas, mas provavelmente é nos seus termos e não nos termos dele.
Mas ao ver a Formula E a expandir - e a explodir! - de dimensão, em apenas dois anos e pouco - a terceira temporada começa a 9 de outubro, com 14 provas, duas delas jornadas duplas na América do Norte - percebe-se que a Formula E vai conseguir aquilo que Bernie sempre quis, mas não conseguiu: automóveis a correr no o "skyline" da "Big Apple" como pano de fundo. Só que estes carros são silenciosos, por muito que os fanáticos do ruído não queiram admitir. Se calhar, é esse o elemento que faltava.
De uma certa forma, poderei dizer que Alejandro Agag faz um trabalho melhor do que o anãozinho octogenário, mas também temos de ver como anda a disposição das pessoas em relação ao futuro do transporte. Ter algo "limpo" está na moda, e cada vez mais os carros elétricos apresentam as óbvias vantagens que têm, e mais do que a (falta de) barulho, falamos de carros que na sua versão de estrada, tem menos peças quebráveis, e o seu custo de abastecimento é bem menor do que o veículo a gasolina. Ou seja, ele tem a vida facilitada nesse campo.
De uma certa forma, poderei dizer que Alejandro Agag faz um trabalho melhor do que o anãozinho octogenário, mas também temos de ver como anda a disposição das pessoas em relação ao futuro do transporte. Ter algo "limpo" está na moda, e cada vez mais os carros elétricos apresentam as óbvias vantagens que têm, e mais do que a (falta de) barulho, falamos de carros que na sua versão de estrada, tem menos peças quebráveis, e o seu custo de abastecimento é bem menor do que o veículo a gasolina. Ou seja, ele tem a vida facilitada nesse campo.
E se Bernie não tem (ou não gosta), ele retalia: há rumores de que a corrida de Montreal poderia usar partes do circuito Gilles Villeneuve, caso não consigam montar uma pista no centro da cidade canadiana, e fala-se que Bernie ameaçou retirar a pista do calendário. Como todos os rumores tem um fundo de verdade, podemos assumir que ele detesta concorrência, especialmente aquele que aumenta de tamanho, como a Formula E e o WEC, por exemplo.
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