Sebastien Ogier está a pouco mais de um dia de ser sagrado como campeão do mundo do WRC. O piloto francês da Volkswagen terminou o segundo dia do Rali da Catalunha na liderança, com pouco mais de 5,8 segundos sobre Dani Sordo, após a realização de mais oito classificativas neste sábado.
O dia de hoje começou com Ogier ao ataque, tentando recuperar os 17 segundos de desvantagem que tinha deixado no dia anterior para o espanhol da Hyundai. Num dia totalmente dedicado ao asfalto, as coisas começaram em Vilaplana, com Jari-Matti Latvala a ser o vencedor, mas Sebastien Ogier andou ao ataque, conseguindo tirar... 0,1 segundos a Dani Sordo, sendo terceiro e quartos nessa especial, respectivamente. As coisas continuavam assim na primeira passagem por Alcover-Capafonts, onde Latvala voltava a vencer, com Sordo em segundo, a 0,7 segundos, e Ogier em terceiro, a 1,3.
Depois, na primeira passagem por Querol - de regresso após três anos de ausência - Ogier conseguiu levar a melhor sobre Sordo, recuperando três segundos ao piloto da Hyundai. E o francês da Volkswagen disse que não tinha dado o seu melhor: “OK, ainda existe alguma água no piso. Mas foi uma boa classificativa. Bem divertida. O Dani está a andar bem, mas eu não estou preparado para correr riscos máximos ainda. Não estou no limite”, confirmou após esta especial.
Do lado do espanhol, este queixou-se da posição na estrada: “As sensações com o carro são boas, mas havia zonas muito sujas. É melhor ser o primeiro na estrada”, garantiu.
No final da manhã, na primeira passagem por Montemell, Ogier voltou a ganhar a especial, e conseguiu ganhar...6,8 segundos a Sordo, o que fez com que a diferença diminuisse para os 7,7 segundos. “Não foi um troço assim tão longo, por isso o desgaste dos pneus não foi um problema. Tentei andar mais depressa aqui, mas fiquei surpreendido com o piso escorregadio nos cortes do início do troço. Será pior para os pilotos que vieram atrás de mim. Estou satisfeito, mas podia ter sido melhor", disse Ogier.
Na parte da tarde, eram as segundas passagens pelos troços da manhã, e na segunda passagem por Alcover-Capafonts, Ogier vencia de novo e tirava 2,5 segundos a Sordo, ameaçando verdadeiramente a liderança, reduzindo-a a 5,2 segundos. E Sordo sentia a pressão: “Ele está a vir para cima de nós! Estamos a dar tudo. Vamos continuar a forçar o andamento e depois veremos onde nos encontramos”, declarou.
Atrás, havia quem cometia erros e acabava mal: Anders Mikkelsen capotou por várias vezes, depois de exagerar numa curva e bater no guard-rail, e acabava ali o rali.
Na segunda passagem por Querol, Ogier continuava ao ataque, não pretendendo parar antes de alcançar o primeiro lugar. Conseguia tirar 2,7 segundos a Sordo, que foi apenas terceiro, pois Kris Meeke ficou a 2,3 segundos do francês da Volkswagen. E na segunda passagem por Montmell, nova vitória de Ogier, com uma vantagem de 4,2 segundos sobre Sordo, fez com o francÊs ficasse com o comando do rali.
“Está a ser uma boa batalha com o Dani. Estou contente com o trabalho que tenho feito. Tem sido um bom loop, com condução limpa. OK, não temos muita pressão no campeonato de pilotos neste momento, mas ainda existe o título de construtores e não quero deixar ficar mal a equipa”, disse Ogier.
“Ainda temos problemas com a direção e com o carro a fugir de frente. Tentámos guiar um pouco mais devagar para ver se a aderência melhorava mas cometemos um pequeno erro no último parcial. Procurei fazer o meu melhor e estou satisfeito com a minha condução, mas estou muito desapontado com o facto de ter perdido tempo”, respondeu um desapontado Sordo, por não ter segurado o comando do rali.
A fechar o dia, na curta especial de Salou, ganha por Kris Meeke, Sordo perdeu mais 4,4 segundos. E a razão era mais... espectacular. “Perdi algum tempo para agradar aos fãs, derrapando ao longo de todo o troço. É importante”, comentou.
Com isso, Ogier tinha agora uma liderança de 5,8 segundos sobre Dani Sordo, com Thierry Neuville a ser terceiro, a mais de um minuto. A um minuto e vinte segundos estava Hayden Paddon, no terceiro Hyundai, algo distante de Kris Meeke, o quinto, a um minuto e 57 segundos. Mads Ostberg é o sexto, a dois minutos e 35 segundos - e o melhor dos Ford - com Ott Tanak a ser o sétimo, a quatro minutos e 24. Kevin Abbring era o oitavo, num i20 da geração anterior, enquanto que a fechar o "top ten" estavam o Ford de Martin Prokop e o Skoda de Jan Kopecky.
O rali da Catalunha termina amanhã.
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