A Toyota revelou esta manhã a sua máquina que levará para a estrada em 2017, que vai assinalar o seu regresso aos ralis. Nesta sua primeira temporada, a equipa Gazoo Racing vai apostar só em finlandeses: Juho Hanninen e Jari-Matti Latvala, com Esapekka Lappi a ficar com o terceiro carro, que vai aparecer em algumas etapas do Mundial.
Desenvolvido por uma equipa de engenheiros experiente, liderada por Tom Fowler, Simon Carrier e Mikko Ruoho, eles tentaram interpretar o mais liberalmente possível todas as possibilidades de desenvolvimento que os novos regulamentos técnicos permitem. Assim sendo, o carro tem 380 cavalos de potência, com tração integral permanente com três diferenciais, dois mecânicos e um ativo. A caixa é de seis velocidades, com comandos hidráulicos, e a suspensão é um McPherson em ambos os eixos. O peso do carro, com pilotos, fica-se pelos 1190 quilos.
Tommi Makkinen, o diretor da equipa, reconhece que “o carro já é rápido e fiável, mas ainda não explorámos todas as possibilidades que o regulamento oferece para evoluirmos ainda mais”. Já Akio Toyoda, presidente da Toyota Gazoo Racing, afirmou que “a Toyota detesta perder e queremos ver essa atitude no WRC. Já tive oportunidade de andar no carro ao lado do Tommi Mäkinen e fiquei confiante só de ver a cara dele enquanto o conduzia”.
Com quase todos os carros apresentados - só falta a Citroen - resta ver o que irá acontecer na temporada de 2017 em termos de ralis, com este novo tipo de carro.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...