Thierry Neuville lidera o Rali da Suécia, depois de cumpridas as primeiras oito classificativas. Com um avanço de 28,1 segundos sobre o Toyota de Jari-Matti Latvala, o piloto belga da Hyundai mostrou que está a ser um melhor piloto este ano e a sua máquina é capaz de o lutar pelas vitórias. Ambos já tem uma vantagem sobre o terceiro classificado, o Ford Fiesta de Ott Tanak, que já tem um atraso de cerca de 50 segundos. Já Sebastien Ogier é quinto, a cerca de 55 segundos, mas ele vai tentar aproximar-se de um lugar no pódio, pois foi prejudicado por causa de ser sempre o primeiro a sair da estrada.
A primeira etapa começou ontem à noite, na especial de Karlstad. Nessa zona-espectáculo, o mais veloz foi Jari-Matti Latvala, que conseguiu uma vantagem de 0,6 segundos sobre Thierry Neuville, no seu Hyundai, e 0,7 segundos sobre Dani Sordo. Com este resultado, não só Latvala consegue a primeira vitória em especiais para a Toyota, neste seu regresso, como também coloca o carro japonês na frente de um rali desde a Volta à Corsega de 1999, quando Didier Auriol conseguiu isso.
Com o raiar de um novo dia, os carros voltaram às estradas nevadas à volta de Karlstad. Neuville passou ao ataque, vencendo a segunda e terceira especiais, as primeiras passagens por Röjden e Hof-Finnskog. Em Röjden, o belga da Hyundai deu dois segundos de vantagem sobre Kris Meeke, mas sobretudo, deu 4,6 segundos sobre Jari-Matti Latvala. Já Ogier atrasou-se em 10,7 segundos, prejudicado pelo facto de ser o primeiro a sair da estrada. “Foi difícil, especialmente nas partes mais estreitas, em que estava muito escorregadio, mas não foi uma má especial”, contou.
Já em Hof-Finnskog, a diferença entre Neuville e Latvala foi de meros 0,6 segundos, mas o belga levou de novo a melhor. Ogier perdeu 3,1 segundos, enquanto que Tanak perdeu 8,7.
Contudo, na quarta especial, Latvala conseguiu ser mais veloz e regressou à liderança. A razão foi não só o finlandês ser o mais rápido, como também Neuville bateu numa raíz e perdeu 8,5 segundos. “Bati numa raiz, com muita força, com a frente direita e depois disso desacelerei com receio que o carro pudesse ter alguma coisa, e por isso perdi algum tempo” revelou o belga. Ogier perdeu 9,5 segundos, caindo ainda mais na classificação geral.
Contudo, como Neuville não teve estragos no seu carro, partiu de novo ao ataque na especial seguinte, a segunda passagem por Röjden, onde não só venceu, como deu 7,7 segundos a Latvala, voltando à liderança do rali, ainda que a diferença entre eles fosse de apenas 3,8 segundos. Mas na segunda passagem por Hof-Finnskog, Neuville alargou a liderança a Latvala, que ficou nos 2,3 segundos entre eles.
E na sétima especial, Latvala perdeu tempo, por causa de um excesso que lhe custou quase 18 segundos. “As condições eram difíceis, e excedi-me pois a trajetória ideal era estreita e por isso saí várias vezes muito largo, perdendo muito tempo”, comentou. E claro, quem aproveitou tudo isso foi Neuville, que desta forma passou a ter um avanço de 24 segundos para o finlandês, permitindo-lhe respirar um pouco neste rali.
“Correu bem, o carro está cada vez melhor, mas houve zonas em que parecia já não ter pregos nos pneus”, comentou o belga da Hyundai.
No final da oitava especial, na primeira passagem por Torsby, Ott Tanak foi o melhor, mas Neuville ficou logo atrás e ainda ganhou mais algum tempo para Latvala, pois a diferença entre os dois ficou-se em mais quatro segundos.
No final deste primeiro dia, depois de Neuville, Latvala, Tanak (a 49,7 segundos) estão o Citroen de Kris Meeke, sem perder de vista o estónio da Ford (a 51,8 segundos), enquanto que Sebastien Ogier é o quinto, a 55,7 segundos. Hayden Paddon é o sexto e o segundo melhor Hyundai, seguiudo por Dani Sordo, o segundo Citroen de Craig Breen, o Ford de Elfyn Evans e o terceiro Citroen de Stephane Lefebvre.
O rali da Suécia prossegue amanhã, com a realização de mais sete especiais.
Já em Hof-Finnskog, a diferença entre Neuville e Latvala foi de meros 0,6 segundos, mas o belga levou de novo a melhor. Ogier perdeu 3,1 segundos, enquanto que Tanak perdeu 8,7.
Contudo, na quarta especial, Latvala conseguiu ser mais veloz e regressou à liderança. A razão foi não só o finlandês ser o mais rápido, como também Neuville bateu numa raíz e perdeu 8,5 segundos. “Bati numa raiz, com muita força, com a frente direita e depois disso desacelerei com receio que o carro pudesse ter alguma coisa, e por isso perdi algum tempo” revelou o belga. Ogier perdeu 9,5 segundos, caindo ainda mais na classificação geral.
Contudo, como Neuville não teve estragos no seu carro, partiu de novo ao ataque na especial seguinte, a segunda passagem por Röjden, onde não só venceu, como deu 7,7 segundos a Latvala, voltando à liderança do rali, ainda que a diferença entre eles fosse de apenas 3,8 segundos. Mas na segunda passagem por Hof-Finnskog, Neuville alargou a liderança a Latvala, que ficou nos 2,3 segundos entre eles.
E na sétima especial, Latvala perdeu tempo, por causa de um excesso que lhe custou quase 18 segundos. “As condições eram difíceis, e excedi-me pois a trajetória ideal era estreita e por isso saí várias vezes muito largo, perdendo muito tempo”, comentou. E claro, quem aproveitou tudo isso foi Neuville, que desta forma passou a ter um avanço de 24 segundos para o finlandês, permitindo-lhe respirar um pouco neste rali.
“Correu bem, o carro está cada vez melhor, mas houve zonas em que parecia já não ter pregos nos pneus”, comentou o belga da Hyundai.
No final da oitava especial, na primeira passagem por Torsby, Ott Tanak foi o melhor, mas Neuville ficou logo atrás e ainda ganhou mais algum tempo para Latvala, pois a diferença entre os dois ficou-se em mais quatro segundos.
No final deste primeiro dia, depois de Neuville, Latvala, Tanak (a 49,7 segundos) estão o Citroen de Kris Meeke, sem perder de vista o estónio da Ford (a 51,8 segundos), enquanto que Sebastien Ogier é o quinto, a 55,7 segundos. Hayden Paddon é o sexto e o segundo melhor Hyundai, seguiudo por Dani Sordo, o segundo Citroen de Craig Breen, o Ford de Elfyn Evans e o terceiro Citroen de Stephane Lefebvre.
O rali da Suécia prossegue amanhã, com a realização de mais sete especiais.
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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...