O rali da Suécia está prestes a começar, mas alguns pilotos estão a antever a competição, nomeadamente Sebastien Ogier, o líder do campeonato, depois da sua vitória em Monte Carlo, Kris Meeke, que não teve assim tanta sorte nas classificativas monegascas, e Tommi Makkinen, o líder da Toyota Gazoo Racing, que viu o carro de Jari-Matti Latvala a ficar bem classificado, com um segundo lugar em Monte Carlo.
Começa-se por Ogier, que parece que a cada vez que se senta no carro, começa a ficar mais à vontade a guiá-lo, o que é bom para todos, numa fase em que pretende consolidar a sua liderança no campeonato. “Os testes foram bons, tenho agora quatro dias na neve, e sinto-me bem melhor preparado antes da Suécia do que estava em Monte Carlo. O feeling do carro é bastante bom, não é ainda possível julgar a performance, tudo é novo neste piso, mas tenho um bom feeling com o carro” disse o piloto da M-Sport.
Já do lado da Toyota, que faz esta temporada o seu regresso ao WRC, o seu diretor, Tommi Makkinen, afirma-se um pouco mais confiante com os progressos feitos até agora. Para este rali, ambos os pilotos - Latvala e Juho Hanninen - terão chassis novos e esperam que a adptação aos troços suecos seja a mais tranquila possivel, embora não esperem a repetição do resultado de Monte Carlo.
“O Rali da Suécia já encerra menos questões para nós porque já temos agora uma ideia melhor onde estamos em termos de performance. Testámos muito na neve e em pisos de terra, é onde para já estamos mais à vontade, até porque as afinações de neve e terra não são muito diferentes. Este é um rali muito rápido, mais rápido que na Finlândia em algumas zonas, mas testámos em locais parecidos pelo que penso que estamos bem preparados. Sabemos que temos que trabalhar na fiabilidade, pois tivemos alguns pequenos problemas em Monte Carlo mas em termos gerais estou muito feliz com a fiabilidade atual. Sabemos que temos ainda muito para aprender e o objetivo na Suécia é progredir…”, comentou Tommi Makkinen, o diretor da Toyota.
Já Kris Meeke, chega à Suécia numa situação periclitante. Não terminou o rali de Monte Carlo, e nas semanas que antecederam o Rali da Suecia, foi vitima de um capotamento que, embora não o tenha ferido, causou danos consideráveis ao seu Citroen C3 WRC. Assim sendo, as suas prestações irão estar sujeitas à prova, e Meeke quer provar que o mau momento já passou:
“Depois de um Monte-Carlo desapontante é difícil estar totalmente confiante, mas aprendemos as lições de Monte Carlo, e vamos voltar mais fortes. A época é longa, e se em teoria chego aqui com o objetivo de vencer, sabemos que a performance vai depender das condições dos troços. Se nevar antes do rali, a minha ordem de partida para a primeira etapa será a ideal, se não nevar, com a neve a derreter, perderei tempo. Vamos dar o nosso melhor…”, comentou Meeke.
O Rali da Suécia começa amanhã, com o "shakedown".
Acho que Kris está abaldo demais, tomara que recupere e vença esta etapa, por que senão é o fim de mais camponato da citroen... Loeb manda lembranças...rs
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