Kris Meeke está na frente deste rali depois da realização das oito primeiras especiais da etapa mexicana do WRC. O piloto da Citroen está com uma vantagem de 20,9 segundos sobre Sebastien Ogier, o piloto da Ford, e segundos sobre o terceiro classificado, o belga Thierry Neuville.
Depois da especial de abertura na Cidade do México, máquinas e pilotos foram para Leon, a cerca de 400 quilómetros dali, mas a meio do caminho, alguns acidentes de transito fizeram com que a caravana se atrasasse o suficiente para que as duas primeiras especiais do dia, a primeira passagem pelos troços de El Chocolate e Las Minas fossem canceladas. Logo, o rali propriamente dito só começou mais tarde, com as segundas passagens por... El Chocolate e Las Minas.
Ali, Meeke conseguiu ser bem mais veloz do que Sebastien Ogier, em 7,3 segundos. Hayden Paddon foi o melhor dos Hyundai, mas a 17,9 segundos, enquanto que Dani Sordo ficou a 20,1 segundos. Já Thierry Neuville ficou a 31,6 segundos, queixando-se de problemas de motor... e um capot levantado. “Não bati em nada, mas tive problemas com o motor, estava sem potência para além de que sobreaqueceu”, contou.
E nem foi o que teve mais problemas. Elfyn Evans, por exemplo, teve que parar na especial, perdendo um minuto e 36 segundos. “O carro deu vários alarmes bem cedo na especial pelo que tivemos que vir devagar”, contou. Latvala perdeu um pouco menos: um minuto e 32 segundos para Meeke, queixando-se do motor e dos travões. “O motor aqueceu demais, tivemos que vir em modo de estrada. Penso que o diferencial central também aqueceu demais e para além disso, ficámos quase sem travões”.
Ott Tanak cedeu um minuto e 18 segundos à conta do sobreaquecimento do motor. "Pelos primeiros 30 ou 40 quilómetros tivemos sempre o motor a 120 graus e o carro está estranho, talvez os amortecedores a sobreaquecer. O carro entrou várias vezes em modo de segurança”, contou o estónio da Ford.
Na quinta especial, Neuville levou a melhor, com 5,7 segundos de vantagem sobre Elfyn Evans e 6,5 segundos sobre Dani Sordo. Meeke ficou a 8,2 segundos, mas manteve a liderança, quanto que Ogier perdeu 14,2 segundos. Pior foi Latvala, que perdeu 48,1 segundos, por causa do sobreaquecimento dos motores, e perdeu o oitavo lugar para o francês Stephane Lefebvre.
Passadas as especiais de estrada, aconteceram as especiais de cidade. Primeiro, a de rua em Leon, onde Neuville foi o melhor, tirando 1,4 segundos a Elfyn Evans e a Dani Sordo, e depois duas passagens pelo autódromo local, onde Sordo teve problemas com o seu motor e perdeu imenso tempo - bem como o terceiro lugar - para o seu companheiro de equipa, Neuville.
No final do dia, depois dos três primeiros, está Juho Hanninen, no seu Toyota, mas a mais de um minuto e 26 segundos do primeiro, perseguido por Ott Tanak, o quinto classificado, que está a cerca de três segundos dele. Hayden Paddon é o sexto, mas perseguido pelo Citroen de Sebastien Lefebvre, também a pouco mais de três segundos de diferença, mas ambos estão a quase dois minutos do primeiro. Jari-Matti Latvala é o oitavo, a dois minutos e 23 segundos, e a fechar o "top ten" estão Pontus Tiedmand, o melhor dos WRC2, e o francês Eric Camili.
O rali do México prossegue amanhã, com mais nove especiais de classificação.
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