O antigo director desportivo da Lancia e da Ferrari Cesare Fiorio, sofreu esta tarde um acidente de bicicleta perto da sua quinta, nos arredores de Brindisi, e está internado em estado considerado grave. Fiorio, de 77 anos, foi operado e o seu prognóstico é reservado.
Nascido a 26 de maio de 1939, e filho do relações públicas da Lancia, Fiorio começou a se envolver no automobilismo em 1961, como piloto, e acabou nesse ano a ser campeão nacional de GT. Pouco depois, entrou na Lancia como administrador, constituindo a HF Squadra Corse, que depois se tornou na preparadora oficial da marca nos ralis. Mesmo depois da Fiat ter comprado a Lancia em 1972, Fiorio continuou na equipa, construindo máquinas como os Stratos, o Fiat 131 Abarth, o 037 e o Delta, continuando na marca até 1988.
Nessa altura, foi para a Ferrari, como diretor desportivo, tendo tentado levar a marca até ao título mundial com pilotos como Nigel Mansell, Gerhard Berger, e depois, Alain Prost. Contudo, as tensões entre ele e os seus pilotos fizeram com que fosse despedido da marca na primavera de 1991.
Depois disso, teve passagens breves por Ligier, Forti e Minardi, saindo no ano 2000.
Hoje em dia, é comentador na RAI, enquanto gere uma quinta biológica nos arredores de Brindisi. Um dis seus filhos, Alex Fiorio, foi piloto da Lancia nos anos 80 e 90.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...