Ott Tanak é o líder do Rali da Sardenha, completados estão 15 especiais desta prova. O piloto estónio leva a melhor sobre Thierry Neuville, depois de ter ficado com a liderança na parte da tarde, beneficiando da desistência de Hayden Paddon, que despistou e danificou o seu Hyundai, perdendo a chance de vitória neste rali.
As seis classificativas deste sábado consistiam essencialmente nas duplas passagens por Coiluna - Loelle, Monti di Ala' e Monte Lerno. E o dia começou com Paddon ao ataque, tentando afastar-se de Thierry Neuville. O neozelandês da Hyundai lá conseguiu, com quatro segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala, e 4,2 sobre Ott Tanak, enquanto que Neuville tinha sido quinto na especial de Coiluna - Loelle, a 4,9 segundos. Neuville reagiu, anulando a desvantagem em Monti de Ala', ficando a 4,9 segundos de Paddon e aproximando-se da liderança. Tanak foi o terceiro, a 5,1 segundos enquanto que Latvala era o quarto, a 9,8.
Tanak acabou por vencer na primeira passagem por Monte Lerno, tirando 5,2 segundos a Paddon, mas o neozelandês alargava a sua vantagem para Neuville, pois este perdeu muito tempo: um minuto e sete segundos, devido a problemas de travões. E por causa disso, caira para o quarto posto. Ogier também se atrasara (perdeu dois minutos e três segundos) devido a um furo, que o fez cair para a sétima posição.
A segunda passagem pelas classificativas da manhã revelou uma grade surpresa: Paddon parte a suspensão traseira do lado direito e perde mais de um minuto e 20 segundos, fazendo com que perca o comando do rali. O grande beneficiado é Ott Tanak, que vence a especial e fica com o comando do rali, com Jari-Matti Latvala a 16.5 segundos, e Paddon a cair para o quarto posto, sem saber se os danos eram reparáveis.
“Um erro de amador! Estúpido! Entrei na curva demasiado cedo e bati num morro”, afirmou Paddon. E os danos eram tão extensos que ele acabou por abandonar.
Tanak alargou a liderança na segunda passagem por Monti di Ala', com 0,8 segundos de vantagem sobre Thierry Neuville e 3,5 sobre Jari-Matti Latvala. E no final do dia, Esapekka Lappi aproveitou para ser o mais veloz em Monte Lerno, com 0,1 segundos de vantagem sobre Neuville e 1,9 sobre Tanak. Juho Hanninen sofreu um pião e perdeu quase um minuto, caindo para o quarto lugar, em troca com Neuville.
No final do segundo dia (e a quatro especiais do fim do rali), Tanak lidera com 24,3 segundos sobre Latvala, com Neuville em terceiro, a um minuto e dois segundos. Lappi é o quarto (+2:10.8), Hanninen era o quinto (+2:42.1), ambos em Toyota, Com Ogier em sexto, a três minutos e 26 segundos. Ostberg, no seu Ford, é sétimo, a três minutos e 56 segundos, na frente de Andreas Mikkelsen, no seu Citroen. Jan Kopecky é o nono e o melhor dos WRC2, no seu Soda, na frente de Eric Camili, no seu Ford Fiesta R5.
Amanhã acaba o Rali da Sardenha.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...