No final do primeiro dia do Rali da Finlândia, os da casa mandam, como já não se via há muito tempo: após a realização das treze primeiras classificativas, os quatro primeiros lugares são ocupados pelos pilotos da casa, com os Toyota a levarem a melhor, já que as suas instalações são em terras finlandesas. Quatro finlandeses estão nos cinco primeiros lugares, com Esapekka Lappi, na frente de Jari-Matti Latvala, com Teemu Suninen em terceiro e Juho Hanninen logo atrás, no quinto lugar.
E alguns dos candidatos à vitória já ficaram pelo caminho: os Ford de Sebastien Ogier e Ott Tanak ficaram pelo caminho porque os suas suspensões não aguentaram os saltos finlandeses.
Com uma polémica antes de começar por causa das chicanes que a organização colocou nas classificativas mais velozes, para que os pilotos baixassem a média de velocidade, Ott Tanak foi o primeiro líder, ao vencer a primeira especial, a primeira passagem por Harju, com 1,1 segundos de vantagem sobre Thierry Neuville, e 1,5 sobre Sebastien Ogier, no seu Ford. A manhã começou com Teemu Suninen a vencer com o seu Ford, batendo o Citroen de Kris Meeke e o Hyundai de Hayden Paddon.
Depois, Latvala venceu a terceira especial, a primeira passagem por Urria, e mostrou o dominio dos da casa: Lappi foi o seguindo, seguido por Suninen (embora por pouco, 0,6 segundos), e Tanak perdeu apenas 1,4, mantendo a liderança. Neuville perdeu posições devido à grande concorrência, pois estando apenas a 10,6 segundos da liderança, era nesta altura... 12º da geral.
A seguir, em Jukojarvi, foi o pesadelo para Malcom Wilson. Não só Ogier estragou o carro com a suspensão, como Tanak sofreu um furo e perdeu um minuto e 36 segundos, acabando por cair para a 13ª posição. Quem também ficou pelo caminho foi Paddon, vitima de danos na suspensão traseira direita. E enquanto havia esta catástrofe na Ford, ali na especial, Lappi foi o melhor, 1,3 segundos melhor do que Latvala.
Agora, Latvala liderava o rali, mas tinha Lappi logo atrás, acompanhados por Craig Breen, no seu Citroen. Este venceu na quinta especial, repetiu na sexta e acabou a manhã a vencer na sétima, mas isso não foi suficiente para desalojar Latvala na liderança, porque as diferenças eram muito escassas. Aliás, ambos acabaram com 0,6 segundos de diferença entre ambos, enquanto que Mads Ostberg passou Breen e é terceiro, a 13.6 segundos.
A tarde começou com mais uma vitória finlandesa, mas esta caiu para os braços de... Teemu Suninen. O piloto da Ford levou a melhor sobre Hanninen e Latvala, mas a diferença foi mínima, o suficiente para passar Ostberg e Breen, para ser o terceiro classificado. Contudo, nas classificativas seguintes, a liderança voltou a ser um assunto interno da Toyota. Lappi venceu as quatro especiais seguintes, acabando por passar Latvala, mas tudo isso não deu mais do que um avanço de 4,6 segundos nas velozes classificativas finlandesas.
Thierry Neuville acabou por vencer na última especial do dia, em Harju, mas ao fim e ao cabo, eram os finlandeses que mandavam. Lappi liderava com 4,4 segundos sobre Latvala, enquanto que Suninen era o terceiro, a 19 segundos. Craig Breen é quarto, o melhor dos Citroen e o melhor estrangeiro, a 33 segundos, com Juho Hanninen a ser quinto, a 39,1. Mads Ostberg é o sexto, a 45 segundos, na frente do Ford de Elfyn Evans e do Hyundai de Thierry Neuville. Kris Meeke é o nono, a um minuto e nove segundos, enquanto que Ott Tanak fecha o "top ten", a um minuto e 50 segundos.
Amanhã, ocorre mais um dia do rali da Finlândia, com a realização de mais oito especiais.
Depois, Latvala venceu a terceira especial, a primeira passagem por Urria, e mostrou o dominio dos da casa: Lappi foi o seguindo, seguido por Suninen (embora por pouco, 0,6 segundos), e Tanak perdeu apenas 1,4, mantendo a liderança. Neuville perdeu posições devido à grande concorrência, pois estando apenas a 10,6 segundos da liderança, era nesta altura... 12º da geral.
A seguir, em Jukojarvi, foi o pesadelo para Malcom Wilson. Não só Ogier estragou o carro com a suspensão, como Tanak sofreu um furo e perdeu um minuto e 36 segundos, acabando por cair para a 13ª posição. Quem também ficou pelo caminho foi Paddon, vitima de danos na suspensão traseira direita. E enquanto havia esta catástrofe na Ford, ali na especial, Lappi foi o melhor, 1,3 segundos melhor do que Latvala.
Agora, Latvala liderava o rali, mas tinha Lappi logo atrás, acompanhados por Craig Breen, no seu Citroen. Este venceu na quinta especial, repetiu na sexta e acabou a manhã a vencer na sétima, mas isso não foi suficiente para desalojar Latvala na liderança, porque as diferenças eram muito escassas. Aliás, ambos acabaram com 0,6 segundos de diferença entre ambos, enquanto que Mads Ostberg passou Breen e é terceiro, a 13.6 segundos.
A tarde começou com mais uma vitória finlandesa, mas esta caiu para os braços de... Teemu Suninen. O piloto da Ford levou a melhor sobre Hanninen e Latvala, mas a diferença foi mínima, o suficiente para passar Ostberg e Breen, para ser o terceiro classificado. Contudo, nas classificativas seguintes, a liderança voltou a ser um assunto interno da Toyota. Lappi venceu as quatro especiais seguintes, acabando por passar Latvala, mas tudo isso não deu mais do que um avanço de 4,6 segundos nas velozes classificativas finlandesas.
Thierry Neuville acabou por vencer na última especial do dia, em Harju, mas ao fim e ao cabo, eram os finlandeses que mandavam. Lappi liderava com 4,4 segundos sobre Latvala, enquanto que Suninen era o terceiro, a 19 segundos. Craig Breen é quarto, o melhor dos Citroen e o melhor estrangeiro, a 33 segundos, com Juho Hanninen a ser quinto, a 39,1. Mads Ostberg é o sexto, a 45 segundos, na frente do Ford de Elfyn Evans e do Hyundai de Thierry Neuville. Kris Meeke é o nono, a um minuto e nove segundos, enquanto que Ott Tanak fecha o "top ten", a um minuto e 50 segundos.
Amanhã, ocorre mais um dia do rali da Finlândia, com a realização de mais oito especiais.
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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...