Ott Tanak está cada vez mais a alargar a sua liderança no Rali da Alemanha, contra o Citroen de Andreas Mikkelsen e o outro Ford de Sebastien Ogier, num dia em que Thierry Neuville se atrasou e parece ter deixado Ogier a respirar melhor nesta prova.
Num dia em que máquinas e pilotos iriam passar por duas vezes pela mítica Arena Panzerplatte, o dia começou com... Thierry Neuville a partir uma roda na primeira passagem por essa classificativa. Tanak venceu a especial, é verdade, mas foi o belga que estragou tudo e poderá ter deixado fugir o campeonato. O toque numa curva fez partir a roda e levou a perder 10.3 segundos. Só que para piorar as coisas, o eixo de suspensão soltou-se e caiu, e não houve forma da dupla poder reparar os danos com os meios que tinham à sua disposição.
“Não acabou ainda, não vamos desistir de lutar pelo campeonato. Vamos lutar por ele” escreveu Thierry Neuville na sua conta pessoal no Twitter.
Na frente, Tanak tinha 6,3 segundos de vantagem sobre Mikkelsen, com Ogier no terceiro posto, depois de passar Neuville, e com o passar da manhã, o piloto estónio alargava a sua liderança para Mikkelsen, que no final da manhã, já tinha Ogier em cima deles, com ambos separados por meros sete segundos. Atrás, no quarto lugar, Elfyn Evans já estava a ser ameaçado pelo Toyota de Juho Hanninen.
Pela parte da tarde, com a segunda passagem pelas classificativas da manhã, Tanak manteve a vantagem sobre Mikkelsen e começou a geri-la de forma a estar longe do noruegues da Citroen, enquanto que Ogier tentava aproximar-se, mas sem o apanhar. Atrás, Hanninen passou Evans na 13ª especial e ficou com o quarto posto, mas na 16ª especial, o finlandês teve problemas num dos seus amortecedores e perdeu esse lugar para Evans.
No final do dia, depois dos cinco primeiros, Craig Breen era o sexto no seu Citroen, a dois minutos e dois segundos, tinha mais de dois minutos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala, no segundo Toyota, enquanto que Hayden Paddon era o oitavo (e o nelhor dos Hyundai), a quatro minutos e 32 segundos. A fechar o "top ten" estava o Fiesta R5 de Eric Camili e o Fiesta WRC do veterano alemão Armin Kremer.
O Rali da Alemanha termina amanhã com a realização das quatro últimas especiais.
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