A Porsche confirmou esta terça-feira que considera seriamente a chance de ir para a Formula 1 a partir de 2021 como fornecedora de motores, caso a FIA leve adiante a sua ideia de simplificação das suas unidades de potência. Lutz Menschke, vice-diretor da marca com o pelouro da pesquisa e desenvolvimento, esteve no passado fim de semana em Monza para falar com Ross Brawn e outros dirigentes da competição para saber mais sobre os novos regulamentos.
Em declarações ao Motorsport.com, Meschke confirmou o interesse da Porsche na Formula 1 e o seu agrado com o rumo das conversas sobre as futuras unidades motrizes: "A Formula 1 poderia ser um dos locais certos. Como sabes a Fórmula E é agora muito importante para nós e a Formula 1 é sempre um bom assunto para pensar. E acho que estamos em discussões muito boas relativamente ao novo motor".
Ele afirmou que a chance de uma unidade V6 biturbo mais simples do ponto de vista tecnológico do que as actuais, são apelativos para que a Porsche entre na categoria-rainha: "Absolutamente. Temos que cortar custos na Formula 1 e isto é uma boa forma de alcançar esse objectivo".
Do lado da Formula 1, o director comercial Sean Bratches confirmou que a Porsche seria bem-vinda: "Como a pessoa que gere o marketing da Formula 1 a inclusão da Porsche, que é uma marca com tradição no nosso desporto, seria altamente valorizada", afirmou.
A última vez que a Porsche esteve presente na Formula 1 foi em 1991, quando construiu um motor V12 para a Arrows, sem qualquer resultado. Anteriormente, em 1983, em conjunto com a TAG, construiu um motor Turbo para a McLaren, que lhes deu três títulos mundiais de Construtores para a marca de Woking, entre 1984 e 1986, bem como três títulos mundiais de pilotos, um para Niki Lauda, e os outros dois para Alain Prost.
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