O segundo dia do Rali de Gales está a ser praticamente um passeio para os Ford da M-Sport, onde o "piloto da casa", Elfyn Evans, está a liderar com uma distância confortável perante a concorrência, liderada por Ott Tanak e Sebastien Ogier. Isso significa que a marca oval está a caminho de alcançar ambos os títulos mundiais... e não são uma equipa de fábrica.
Nas seis especiais desta sexta-feira, as coisas começaram com Evans ao ataque, para ficar com a liderança. Depois de Sebastien Ogier ter sido o mais veloz na primeira classificativa, ontem à noite, o dia começou com Evans a ser o grande vencedor, ganhando 3,7 segundos sobre o Citroen de Kris Meeke. tudo isso graças aos pneus DMACK, que se dão bem nas paragens galesas, e claro, o patrocinador do piloto.
Ogier, por outro lado, teve dificuldades ao abrir a estrada: “Estava muito escorregadio mas não tenho a certeza que mais atrás seja muito melhor”. Quanto a Ott Tanak, foi quarto, a 4,3 segundos.
A seguir, na primeira passagem por Sweet Lamb, uma curta especial-espectáculo, Tanak deu o seu melhor e conseguiu vencer, pela margem mínima sobre Thierry Neuville, enquanto que Evans era apenas sexto, a 1,1 segundos, mas mantendo a liderança.
Em Hafren, a quarta especial do rali, Evans voltou ao ataque, vencendo com quatro segundos de vantagem sobre Tanak, e 8,5 segundos sobre Neuville, o terceiro na especial. Ogier perdeu 14,2 segundos e era apenas o sexto, pois adoptou uma postura cautelosa. “Talvez não tenha sido atrevido o suficiente”, comentou. Por causa disso, o piloto francês caiu para o quarto lugar da geral.
Na segunda passagem por Myherin, Evans voltou a vencer, desta vez com uma vantagem de 4,3 segundos sobre Sebastien Ogier, aumentando a diferença para Tanak em 15,3 e para Ogier em 20,7. Nesta altura, Meeke era quarto, a 23,7. Em Sweet Lamb, Ogier foi o melhor, mas não ganhou mais do que 0,7 segundos sobre Evans, enquanto que Tanak foi quinto, a 1,7 segundos do vencedor. Logo, não houve grandes alterações.
No final do dia, na segunda passagem pela longa classificativa de Hafren, Neuville conseguiu ser o melhor, dando um ar da sua graça com o seu Hyundai, mas apenas conseguiu ganhar 0,8 segundos sobre Evans. Contudo, este ganhou 6,8 segundos sobre Ogier, aumentando assim a sua liderança no rali, e mais 8,3 sobre Tanak. Com este resultado, o belga subiu para o quarto posto, mas estava a 37,1 segundos, sendo agora o melhor do "resto do pelotão", pois os três primeiros estão preenchidos por carros Ford.
“Estou globalmente satisfeito com o meu dia, não podia ter feito muito mais. Amanhã será mais equilibrado, tendo em conta como se prevê estarem os troços”, disse Ogier, no final do dia. Já Tanak tem queixas no seu carro, que justifica como razão pelo qual está a perder segundos preciosos. “Falta-nos equilíbrio no carro, tem a ver com os diferenciais. É frustrante porque percebemos logo como estamos a perder tempo…”
Depois dos quatro primeiros, Latvala é agora quinto, a 41,9 segundos e o melhor dos Toyota. Kris Meeke ainda é o melhor dos Citroen, mas caiu para o sexto posto, ao lado do piloto da Toyota, a 42 segundos. Andreas Mikkelsen, Dani Sordo e Hayden Paddon seguiem-no nos seus Hyundais, com o neozelandês já a um minuto e 22 segundos da liderança. E a fechar o "top ten" está Juho Hanninen, noutro Toyota, a um minuto e 42 segundos.
O Rali de Gales continua amanhã, com mais nove especiais de classificação.
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