No final do primeiro dia de Rali da Austrália, Andreas Mikkelsen deseja fechar com chave de ouro a sua atribulada temporada, e está a liderar o rali local, com um avanço de 20,1 segundos sobre o seu companheiro de equipa, Thierry Neuville. Num 2017 onde correu com três caros diferentes - Skoda, Citroen e Hyundai - Mikkelsen torna-se no principal candidato a vencer a última prova do campeonato.
É verdade que este campeonato já está decidido, e o rali australiano era um mero "cumprir de calendário, mas os pilotos são seres competitivos e onde quer que estejam, não importa o tipo de superfície, se estão numa batalha contra o tempo, aceleram onde é preciso e por vezes... onde não é necessário. E assim em Coffs Harbour, na Nova Gales do Sul, máquinas e pilotos concentravam-se para o último duelo do ano.
As primeiras três etapas da manhã só deram Mikkelsen. Primeiro, ao vencer na primeira passagem por Pilbara, dando 1,3 segundos de avanço sobre Kris Meeke, no seu Citroen, e 2,6 segundos sobre Sebastien Ogier, no seu Ford. O norueguês estava satisfeito, embora não tivesse explicação sobre a razão porque tinha alguns apêndices aerodinâmicos quebrados.
“Foi uma condução limpa, sem erros. Estou contente. Podia ter andado mais mas para a primeira especial correu bem”, disse.
Em contraste, Jari-Matti Latvala cedeu 5,8 segundos para Andreas Mikkelsen porque tinha o difusor do seu Toyota Yaris danificado. “Creio que foi logo na primeira curva. Numa travagem forte, batemos numa peça de plástico que protege a estrada. Apesar disso, andámos bem. Mas tivemos um problema com o intercomunicador. Nem sempre conseguia ouvir as notas”, lamentou.
Na segunda especial, a primeira passagem por Eastbank, Mikkelsen continuava a acelerar, vencendo deste vez com um avanço de 1,7 segundos sobre Meeke, e 4,5 sobre Thierry Neuville. Sebastien Ogier, que abre a estrada, fazia apenas o oitavo tempo e era sétimo na geral, depois de cair quatro posições.
E na terceira especial, a primeira passagem por Sherwood, Mikkelsen esteve irrepreensível, vencendo com um avanço de 6,3 segundos sobre Stephane Lefebvre. “Foi uma boa manhã. Aqui levantei demasiado o acelerador. Vamos mudar isso para a segunda passagem. Estamos a aproveitar o carro e estas maravilhosas especiais”, disse o piloto da Hyundai.
A parte da tarde começou as segundas passagens pelas classificativas da manhã, e Mikkelsen continuou a dominar, vencendo na segunda passagem por Pilbara, vencendo desta vez com um avanço de 0,7 segundos sobre Ogier. Na segunda passagem por Eastbank, foi a vez de Thierry Neuville vencer, batendo Mikkelsen pela margem mínima. Com isso, o belga subiu para o terceiro posto, à custa do Citroen de Craig Breen, que na especial foi apenas sétimo, a seis segundos do piloto belga. Mikkelsen voltou a ganhar na segunda passagem por Sherwood, tirando 1,7 segundos sobre Neuville.
No final do dia, nas duas passagens pela super-especial em Coffs Harbour, Ott Tanak e Neuville repartiram as vitórias, embora nesta última passagem, o belga conseguiu passar Kris Meeke para ser segundo na geral, a meros 0,7 segundos do piloto da Citroen.
Na geral, depois dos três primeiros, Jari-Matti Latvala é o quarto, a 29,9 segundos, a pouco mais de um segundo de Craig Breen, o quinto, no seu Citroen C3 WRC. Ott Tanak é o sexto e o melhor dos Ford, a 33 segundos, e Hayden Paddon não está muito longe, a 39 segundos, no sétimo posto. Sebastien Ogier, penalizado por abrir a estrada e por ter problemas no seu seletor de caixa, é meramente oitavo classificado, a 47.9 segundos. A fechar o "top ten" estão o Citroen de Stephane Lefebvre e o Ford de Elfyn Evans, o vencedor do último Rali de Gales, este a um minuto e 13 segundos do líder.
O Rali da Austrália prossegue na próxima madrugada.
No final do dia, nas duas passagens pela super-especial em Coffs Harbour, Ott Tanak e Neuville repartiram as vitórias, embora nesta última passagem, o belga conseguiu passar Kris Meeke para ser segundo na geral, a meros 0,7 segundos do piloto da Citroen.
Na geral, depois dos três primeiros, Jari-Matti Latvala é o quarto, a 29,9 segundos, a pouco mais de um segundo de Craig Breen, o quinto, no seu Citroen C3 WRC. Ott Tanak é o sexto e o melhor dos Ford, a 33 segundos, e Hayden Paddon não está muito longe, a 39 segundos, no sétimo posto. Sebastien Ogier, penalizado por abrir a estrada e por ter problemas no seu seletor de caixa, é meramente oitavo classificado, a 47.9 segundos. A fechar o "top ten" estão o Citroen de Stephane Lefebvre e o Ford de Elfyn Evans, o vencedor do último Rali de Gales, este a um minuto e 13 segundos do líder.
O Rali da Austrália prossegue na próxima madrugada.
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