terça-feira, 7 de novembro de 2017

Youtube Formula 1 Classic: Quando a Lotus ficou com os Turbo


Já lá vão 35 anos desde que a Lotus ficou com os motores Renault Turbo, uma parceria que durou entre 1983 e 1986, onde conseguiu cinco vitórias e mais alguns pódios nas mãos de pilotos como Elio de Angelis, Ayrton Senna, Nigel Mansell e Johnny Dumfries

Neste filme que coloco por aqui, poderemos ver o processo de construção do chassis 93T, que foi usado para a temporada de 1983, numa altura em que as coisas ficaram bem agitadas quer na Lotus, quer na Formula 1. Primeiro, os novos regulamentos que agitaram as coisas ao ponto de todos os chassis terem de ser modificados do dia para a noite, e depois, a 16 de dezembro, a morte súbita de Colin Chapman, aos 54 anos de idade, marcando o final de uma era na Formula 1.

Neste documentário de meia hora feita pelo seu patrocinador, estão atores importantes. O projetista, Martin Oglevie, Tony Rudd, que trabalhou com ele nos anos 60 e 70, ajudando a desenhar modelos como o 72, por exemplo, o engenheiro Peter Wright e Peter Warr, o diretor de equipa e sucessor de Chapman.

Pequeno detalhe: o mecânico de Elio De Angelis é o infame Nigel Stephney...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...