Sam Bird foi o primeiro vencedor da nova temporada da Formula E, que acontece neste fim de semana em Hong Kong. O piloto britânico da DS Virgin, contudo, teve uma corrida atribulada por causa de um incidente que o fez penalizar, mas que recuperou o suficiente para alcançar o lugar mais alto do pódio. Lucas di Grassi e Sebastien Buemi, os dois primeiros classificados, tiveram problemas e ficaram fora dos pontos, enquanto que António Félix da Costa foi sexto classificado, dando os primeiros pontos do ano para a Andretti Autosport.
A corrida começou com Vergne a aguentar a liderança, apesar das investidas de Felix Rosenqvist para o passar na primeira curva. Oliver Turvey, que partia de sétimo, conseguiu subir até ao terceiro posto, graças a um bom arranque. Mas na segunda chicane, um incidente colocou André Lotterer contra a parede e bloqueou o fundo do pelotão, obrigando à amostragem das bandeiras vermelhas para tirar os carros dali.
Depois de desbloqueada a pista, a corrida regressou na volta três, com mais tensão entre os dois candidatos ao título, que se "esfregaram" um no outro no gancho. Pouco depois, Di Grassi levou outro toque, mas de Daniel Abt, e acabou por trocar de carro mais cedo do que pensava.
As coisas andavam calmas até à volta 20, quando Bird conseguiu efetuar uma manobra para passar Vergne na travagem para uma das curvas, ficando com a liderança da corrida. Bird continuou assim até à altura em que foi às boxes para trocar de carro... e falhar a entrada, chegando até a atropelar um dos mecânicos. No final, a organização acabou por penalizar Bird com uma passagem pelas boxes. Nessa altura, tinha mais de sete segundos de vantagem sobre Vergne, e quando voltou... ainda era o líder da corrida, só que desta vez, com Vergne a respirar na sua traseira. E atrás deles estava o Mahindra de Nick Heidfeld.
Na volta 31, Vergne falhou a travagem para a segunda chicane, e Hedifeld tentou passá-lo, sem sucesso. Mas isso fez com que Bird conseguisse uma vantagem maior, mais decisiva, sobre os seus perseguidores. E foi assim até à meta, com Vergne e Heidfeld a acompanhá-lo no pódio. Nelson Piquet Jr foi o quarto, na frente de Daniel Abt e António Félix da Costa, que passou Felix Rosenqvist na parte final da corrida. Maro Engel, o piloto da Venturi, tinha acabado em quarto, mas foi penalizado, acabando fora dos pontos.
Na geral, Bird lidera com 25 pontos contra os 21 de Vergne e os 15 de Heidfeld. A segunda corrida do fim de semana de Hong Kong acontece na manhã deste domingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...