O Mundial de ralis vai ter um novo rali na próxima temporada, com a Turquia a substituir o rali da Polónia, excluído do mundial depois desta temporada devido a problemas com o público. Contudo, num futuro próximo, o Mundial de Ralis poderá receber mais ralis, um deles uma estreia absoluta: o rali do Chile.
Os chilenos estão a investir um pouco mais no automobilismo e no motociclismo - está para breve a sua inclusão na MotoGP com o circuito de Rancágua, em construção - e no ano que vem irão fazer uma prova de teste na zona de Concepcion, no sul do país, cerca de uma semana após o rali da Argentina. Caso mereça a aprovação da FIA, o rali acontecerá em 2019, segundo conta o site Motorsport News.
"Estamos muito perto de assinar o contrato. O evento basear-se-ia em seções florestais com estradas suaves a dois mil metros acima do nível do mar. Pelo que sabemos, o Chile não planeia fazer mais nenhum outro evento", disse Olivier Ciesla, promotor do WRC.
"Os ralis são o segundo desporto mais popular no Chile. A série RallyMobil [o campeonato nacional] tem agora dezoito anos, e receber o WRC seria mais um passo no nosso desenvolvimento. Estamos prontos para isso. Nossas classificativas são amplas e velozes. Provavelmente eles correm na melhor superfície do mundo. Temos muitas estradas florestais que devem ser mantidas para permitir que os camiões viajem em diferentes condições climáticas. Quase dois milhões de pessoas vivem na zona de Concepcion e temos uma boa base hoteleira, bem como infra-estruturas", comentou Sebastian Etcheverry, organizador do Rally Chile.
Outro rali que poderá acontecer será o Japão. A ideia é recebê-lo de volta ainda antes de 2020, por alturas dos Jogos Olímpicos, que acontecerão em Tóquio. É evidente que isto teria o apoio da Toyota, que como é sabido, regressou este ano aos ralis. O Japão recebeu o WRC entre 2004 e 2010, com uma interrupção em 2009, em classificativas na região de Hokkaido, no norte do país.
Isso tudo faz com que a Croácia tenha perdido um pouco as suas chances de receber um rali do WRC, porque os organizadores não pretendem alargar muito o campeonato do mundo. Logo, tinham de esperar a exclusão de algum rali que está neste calendário, como vai acontecer em 2018 quando os turcos farão o seu regresso, à custa dos polacos.
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