Falta menos de duas semanas para o inicio do Mundial de Formula 1, e apesar do dia de neve que existiu na Catalunha, que forçou os pilotos e equipas a paragens forçadas, conseguiu-se fazer uma rodagem bem razoável dos chassis e dos motores para ver até que pontos eles estão em termos de "ranking" no campeonato. Houve equipas que conseguiram fazer mais de 110 voltas por dia, conseguiram-se ver os defeitos de alguns chassis e o que se poderia fazer para corrigi-los antes da primeira prova do ano, em Melbourne.
Confesso que não gosto de ver estes testes, e as conclusões nem sempre são aquelas que depois se vêm na pista. Já vi episódios no passado - e contados aqui ao longo da longa história deste blog - de que equipas decidiram falsificar os resultados para dar falsas esperanças aos fãs. O caso da Ferrari, em 1992, que fez um chassis horrível e falsificou os resultados nos testes é o mais inesquecível, para mim.
Mas houve quem fizesse as suas análises destes testes e disse as suas sentenças. E de uma certa forma, não anda muito longe da hierarquia de 2017. Não existirão rupturas - creio que nem existirão até ao final da década, quando voltarem a mexer nos regulamentos - mas poderão haver algumas surpresas agradáveis, especialmente o Toro Rosso-Honda, ou o chassis da Red Bull para este ano.
Na sexta-feira, o Will Buxton, analista inglês, fez um resumo interessante sobre todas as marcas e "sentenciou-as" desta forma. Eu coloco as respostas originais e as devidas traduções, e também coloco os meus pensamentos. Acho que vai ser o seu quê de divertido. E nesta primeira parte, vou colocar aqui as análises de Mercedes, Ferrari, Red Bull, Renault e McLaren.
Mercedes: Fast and bulletproof. Costa told me she isn’t a diva this year but might be a princess. Lewis said he doesn’t know her well enough to say. Bolted on track, reliable and we’ve not even seen it on hypers yet. Could be brutally quick and hard to beat.
"Mercedes: Veloz e à prova de bala. Costa [Aldo Costa] disse que não era uma diva, mas pode ser uma princesa. Lewis disse que não conhecia o suficiente para ter uma opinião. Veloz na pista, fiável e ainda não a vimos no seu limite. Pode ser veloz e dificil de bater"
Isso para mim poderá ser um alerta. Um de que este poderá ser um carro imbatível, se em Brackley puxarem-no até ao limite. Poderá ser o carro do penta para Lewis Hamilton, e poderá ser o dominador de anos como em 2015 e 2016, por exemplo. O risco de termos uma temporada modorrenta, com um chassis a vencer tudo, poderá fazer de todas estas expectativas serem como a neve na primavera: derrete-se com a realidade. E não sei se é isso que desejam os fãs: mais uma temporada onde os únicos que lutarão pelo título sejam Hamilton e Valtteri Bottas. Ou então, que o Lewis espere por Suzuka para ser campeão, como aconteceu ao Sebastien Vettel em 2012.
Red Bull: Probably the best launch car for them in at least the last three years. Looks amazing through fast change of direction and is really good on its nose. PU only potential hold back but that will affect most in quali. Racing from 2nd row it may have the legs to match Merc.
Red Bull: Provavelmente o melhor chassis que fizeram nos últimos três anos. Parece ter sido bem nascido e [mostrou ser] muito bom em pista. UP [Unidade de Potência] poderá ser o único problema mas não afeterá muito na qualificação. Se partir da segunda fila, poderá ter tudo para para andar ao nível da Mercedes.
Ouvi muito disso ao longo dos testes: que a Red Bull - e a Ferrari - poderiam ser mais duráveis nos "stints" longos, se acertarem nos pneus disponíveis. Um pouco como aconteceu com a Ferrari em 2017, especialmente no famoso GP da Austrália e de como Vettel bateu Hamilton nas trocas de pneus (e o famoso gesto do Toto Wolff nas boxes). Caso isso seja verdade, o potêncial de uma luta a seis pelo título existe, e se as coisas andarem nivelados a três, poderá ser uma oportuniade de ouro para Max Verstappen atacar um título mundial. Aos vinte anos de idade, já repararam nisso?
Veremos. Prefiro ver tudo isso a confirmar - ou não - na pista.
Ferrari: Headline times are all well and good but neither Seb nor Kimi seemed overly effusive in their hope for the year. Longer wheelbase mixed with high take may cause aero headaches. Still question marks over race pace. Few think it on the same level as the Merc or Red Bull.
Ferrari: A tabela de tempos pode ter sido boa, mas na verdade, nem Seb [Vettel] nem Kimi [Raikkonen] se mostraram efusivos em relação à temporada que aí vêm. Uma distância entre eixos maior, misturado com uma alta entrada de ar pode causar dores de cabeça em termos aerodinâmicos. Há pontos de interrogação em relação ao ritmo de corrida. Poucos acreditam que esteja ao mesmo nível da Mercedes e da Red Bull.
A Ferrari andou muito bem em 2017 a apenas os desastres de Singapura e Suzuka é que a balança desiquilibrou a favor da Mercedes. Vettel teria merecido o penta tanto quanto Hamiltom mereceu o tetra. Parte-se do principio de que o novo chassis poderia partir do que tinha feito a partir dali e resolvesse os problemas pendentes. Mas parece que o novo chassis pode nem ter resolvido esses problemas, como pode ter criado novos problemas. Não se pode dizer que "vão de cavalo para burro", mas numa luta a três, eles poderão ficar com a medalha de bronze. Mas como já disse, há muita coisa escondida, e a Scuderia passou o tempo todo a esconder-se à vista de toda a gente...
Renault: Looked really stable trackside and for the most part ran reliably throughout testing. Some big upgrades already in the mix (front wing trialled on final days). Big push from team this year. Have to make leaps forward in aero as PU still comparatively weak.
Renault: Parecia realmente estável na pista e andou eficazmente durante os restes. Existem algumas alterações a caminho (testaram uma asa nova nos últimos dias). Um grande salto esta temporada. Tem de dar alguns saltos em termos aerodinâmicos porque a UP ainda é relativamente fraca.
A Renault poderá ser a potencial quinta classificada no campeonato de construtores (sobre o potencial quarto classificado, deixo isso para amanhã), mas o salto para Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr. para pódios e outras classificações meritórias vai ser mais em termos aerodinâmicos do que própriamente no motor. É nesse campo que a Red Bull aposta tudo, e é por isso que vencem, porque em termos de potência, são modestos, comparados com Ferrari e Mercedes. Caso tivessem um motor tão bom como as duas equipas que acabei de referir, certamente estariam na luta e provavelmente Daniel Riccardo e Max Verstappen seriam sérios candidatos ao título. Mas não são.
Contudo, mostraram que pretendem evoluir. E se forem bem sucedidos, poderão atacar o quarto lugar.
McLaren: Wretched testing. Whether small issues creating big delays of big issues hidden as small you can’t get back lost time. And when car was running, pitstops a shambles. Headline quick laps on hypers fooling nobody. Boullier was short and clipped in interviews. He’s worried.
McLaren: Uma sessão de testes muito má. Pequenos problemas causaram grandes atrasos e grandes problemas escondidos como pequenas questões. E quando o carro esteve a andar, as paragens de pneus foram uma comédia. Voltas velozes em hipermoles não conseguiram convencer ninguém. [Eric] Boullier deu respostas curtas nas entrevistas. Está muito preocupado.
Parece que a McLaren sai de pesadelo em pesadelo. Os tempos da Honda foram horríveis e pensava-se que na Renault, um motor mais fiável poderia ajudar a marca de Woking fazer um bom chassis para os colocar na frente, aliado à capacidade de pilotagem de Fernando Alonso. Contudo, e daquilo que se viu do MCL33, houve vários problemas no chassis que fizeram com que os testes não corressem de modo suave como queriam. E as constantes paragens não ajudaram nada em saber até que ponto eles estão em termos de concorrência, só adensou o mistério.
Resta saber até que ponto eles aguentam outra má temporada. E onde ficarão em termos de construtores. A ideia é ficar no quarto ou quinto lugar, mas por aquilo que se viu, a possibilidade de serem sétimos é mais uma realidade do que uma fantasia. E pódios, só com algum "bodo aos pobres" nos da frente, ou um dia bem inspirado por parte de Fernando Alonso ou Stoffel Vandoorne.
Amanhã falo mais sobre as restantes equipas do pelotão. E quem é o potencial candidato ao quarto lugar dos Construtores, e algumas coisas mais.
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