Malcom Wilson anunciou esta quinta-feira que a M-Sport anda a desenvolver um protótipo elétrico para quando a FIA voltar a mexer nos regulamentos dos ralis. Numa entrevista à Autosport britânica, Wilson disse que está a usar a carroçaria de um Fiesta R5, e apesar de não fornecer muitos detalhes, afirmou que “este pode ser o projeto mais importante da M-Sport”.
"Estamos sempre procurando maneiras de nos desafiar. E este é o próximo passo na tecnologia no automobilismo", começou por comentar. "Eu não vou lhe dar nenhum detalhe técnico - não posso porque estamos trabalhando com outras empresas que compartilham esta visão e assinamos NDAs (acordos de não divulgação) - mas basta dizer que estamos nisto e se as coisas continuem a acontecer e podemos continuar e progredir, espero que possamos ter um carro a rodar este ano".
A ideia é de fazer um carro de ralis para provas nacionais, de um só dia, e claro, a ideia seria de fazer de forma a ser barato e sustentável. E também ficariam prontos para qualquer mudança por parte da FIA, caso decida criar uma categoria elétrica no WRC.
"No momento, não se trata do Campeonato Mundial de Ralis. Tudo o que estou interessado em começar é produzir um carro que seja capaz de ganhar um evento de um dia a um preço competitivo. Definitivamente, há um mercado para um carro deste tipo, com tração nas quatro rodas e estou confiante de que a tecnologia já existe".
"Se você olhar para um carro elétrico moderno [de estrada], eles são capazes de correr por 300 ou 350 milhas [480 a 560 quilómetros] entre cargas. Um BTRDA [segunda classe de rali britânico] ou um evento nesse tipo de nível é de cerca de 35-40 milhas competitivas com uma pequena quantidade de quilometragem de estradas", concluiu.
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