Não foi um grande fim de semana para Ayrton Senna em Imola, em 1993. Saiu de lá sem pontos por causa de problemas na suspensão ativa, mas ele esteve perto de nem sequer comparecer por lá... pelo menos, na sexta-feira.
A história conta-se desta forma: depois do grande espectáculo que deu em Donington Park, colocando-o no comando do campeonato, Senna decidiu chegar a acordo com Ron Dennis para ficar na equipa até ao final da temporada. Só que pedia 16 milhões de dólares. Dennis achava um abuso, porque queria parte desse dinheiro para desenvolver o sistema de suspensão ativa. E queria as mesmas atualizações do motor Ford que a Benetton recebia. Algo do qual Dennis tinha tentado, mas não conseguia porque Flávio Briatore fazia bloqueio.
Senna chegou em cima da hora a Imola para a sessão de treinos de sexta-feira, deu umas voltas no carro e perdeu o controle dele quando tentava marcar uma volta rápida, acabando da maneira como vemos nestas imagens. E na qualificação, não foi além do quarto melhor tempo, superado pelos Williams e pelo Benetton de Michael Schumacher.
Na corrida, não aproveitou muito bem a chuva que caira no inicio da corrida, apesar de ter feito boas trocas de pneus. Andou a defender-se dos ataques de Prost, mas desta vez, o francês conseguiu levar a melhor, com um asfalto a secar. E aproveitou mais os problemas de Damon Hill para ser segundo classificado, antes de na volta 48, a sua suspensão ativa fazer das suas e abandonar a prova. Quem herdou o lugar foi Schumacher, com Martin Brundle a dar o segundo pódio do ano à Ligier... em quatro corridas.
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