A Formula 1 poderá ter rodas maiores em 2021. A FIA e a Liberty Media estão receptivos à ideia e as equipas também, e caso aconteça, fará que abandonem as rodas de 13 polegadas usadas atualmente. Este tipo de rodas são usadas na WEC - Endurance - e na Formula E, e estão de acordo com a tecnologia usada nos carros de estrada.
Charlie Whitting disse que é uma chance real: "É algo do qual está no pacote atual", disse, afirmando que tem a ver com as medidas que a Liberty Media quer implementar em 2021.
O CEO da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, disse no fim de semana do GP do Mónaco que a empresa italiana está pronta para fazer a mudança. "Estamos abertos. Eles precisam encontrar o regulamento certo e ter as equipes prontas para adotá-lo", começou por dizer.
"Há uma série de questões de aerodinâmica, de suspensão e assim por diante. Quando as equipes estiverem prontas, estamos prontos. Para nós, é sempre tecnologia. Estamos felizes [quer] com [os pneus de] 13 polegadas, estamos felizes com 18 polegadas. Quanto maiores eles são, melhor é. Mas os desafios tecnológicos são diferentes", concluiu.
O grande argumento contra esse tipo de rodas e a manutenção dos de 13 polegadas tem a ver com o redesenhamento dos braços da suspensão, o que poderia aumentar os custos, mas as equipas estão dispostas a receber o novo tipo de rodas. Algumas até queriam que isso acontecesse em 2020, mas depois decidiram em consenso que isso deve acontecer no ano seguinte, como fazendo parte das mudanças que a Liberty Media pretende fazer em 2021.
Contudo, o contrato com a Pirelli termina em 2019 e não se sabe se a Liberty Media vai acabar com o monopólio ou estender por um ano o contrato com a montadora italiana. Se isso acontecer, a marca que virá teria de fazer rodas de 13 polegadas por uma temporada antes de fazer a mudança.
"No momento ainda não discutimos os detalhes disso", começou por dizer Mário Isola, o chefe da Pirelli F1, à Autosport britânica. "Não são apenas os regulamentos de pneus que estão faltando, mas todos os regulamentos. Dissemos [à Liberty Media] que estamos prontos para fazer o que eles pedirem, com o tempo e testes adequados. Temos que fazer um plano adequado", continuou.
"No passado, fizemos pneus diferentes, pneus mais largos, estamos sempre tentando seguir os requisitos da Formula 1. Mas vamos precisar de um carro adequado para testar. É uma situação semelhante a de 2016, quando tivemos de testar os pneus mais largos", concluiu.
A Pirelli fez um teste em 2014 com os pneus de aro 18, a bordo de um Lotus guiado por Charles Pic, mas a FIA decidiu manter os pneus de 13 polegadas.
"No passado, fizemos pneus diferentes, pneus mais largos, estamos sempre tentando seguir os requisitos da Formula 1. Mas vamos precisar de um carro adequado para testar. É uma situação semelhante a de 2016, quando tivemos de testar os pneus mais largos", concluiu.
A Pirelli fez um teste em 2014 com os pneus de aro 18, a bordo de um Lotus guiado por Charles Pic, mas a FIA decidiu manter os pneus de 13 polegadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...