Saiu esta quinta-feira o calendário provisório da próxima temporada da Formula E. Essa vai ser onde se estreará o Gen2, o novo carro que será mais potente e terá uma bateria mais duradoira que a atual, e descartará a troca de carros a meio da corrida. Aliás, esta será uma das muitas mudanças que a Formula E sofrerá a partir de dezembro deste anos.
Em termos de calendário, serão treze provas em doze localizações um pouco por todo o mundo. A abertura será na capital saudita, em dezembro, e vai ser também a primeira grande prova automobilística naquele sítio. Vai-se ver também a entrada de uma segunda prova na China, mas ainda não se sabe da sua localização. Falava-se inicialmente de uma pista na ilha de Hainan, mas atrasos na sua construção poderão levar ao seu cancelamento. A prova em aberto será na América do Sul e poderá ser de novo em Santiago do Chile, descartando quer a prova em Punta del Este, quer em São Paulo.
Para além disso, a Formula E regressa ao Mónaco, que poderá usar o mesmo traçado da Formula 1.
A nova temporada vai ter mais dois carros na grelha de partida, com a chegada da HWA, a equipa satélite da Mercedes, que irá preparar a entrada da marca de Estugarda na competição elétrica. E por causa disso, a entrada na SuperPole será alterada, colocando agora os seus melhores tempos, em vez dos atuais cinco.
Em relação às marcas, com a conversão da Andretti na equipa oficial da BMW, estarão sete marcas na competição: Audi, DS, Jaguar, NIO, Nissan - que assume o lugar da irmã Renault - e Venturi.
Outra medida interessante será a distância da corrida. Deixará de ser um número pré-deterimado de voltas para passar a ser feita em termos de tempo. O limite será de 45 minutos mais uma volta até chegar à bandeira de xadrez. E o prémio para a volta mais rápida não será para o tempo puro, mas sim pontos atribuídos ao piloto mais eficiente que ficar nas cinco primeiras posições. Ou será, será recompensado o piloto que usou a menor quantidade de energia.
Eis o calendário provisório:
15 de dezembro de 2018 - Arábia Saudita - Ad Diriyah *
12 de janeiro de 2019 - Marrocos - Marraquexe
26 de janeiro de 2019 - TBA - TBA
16 de fevereiro de 2019 - México - Cidade do México
10 de março de 2019 - China - Hong Kong
23 de março de 2019 - China - TBA
13 de abril de 2019 - Itália - Roma
27 de abril de 2019 - França - Paris
11 de maio de 2019 - Mónaco - Mónaco
25 de maio de 2019 - Alemanha - Berlim
9 de junho de 2019 - Suíça - Zurique **
13 de julho de 2019 - EUA - Nova Iorque
14 de julho de 2019 - EUA - Nova Iorque
* Sujeito à homologação de circuito
** sujeito à homologação e aprovação final do circuito
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...