Falava-se há semanas que a Porsche tinha levado o seu carro para o Nordschleife e tinha pulverizado o recorde de Stefan Bellof, que já tem 35 anos. Algumas das imagens que tinham passado anteriormente mostravam o 919 Hybrid a curvar em alta velocidade em certas partes da pista, passando a ideia de que o recorde tinha sido quebrado em quase um minuto.
Contudo, faltava a prova necessária: o onboard do carro. Este apareceu hoje, no Youtube da marca alemã. E as especulações tinham fundo de verdade: com Timo Bernhard ao volante, ele pulverizou o recorde anterior em cinquenta segundos. 5.19,54 segundos, é o novo recorde da pista.
Mas tem de se dizer isto: é um carro especial, um LMP1 híbrido modificado para bater recordes. Não é legal, não poderia correr este ano nas 24 horas de Le Mans, por exemplo. E não foi um tempo feito numa prova, como aconteceu a Bellof em 1983, no seu 956.
E a razão é simples: há mais de 35 anos que não se corre no "Inferno Verde", é demasiado perigoso para tal. As 24 horas, com os carros de GT, são os únicos que lá correm, e apenas recentemente é que o WTCR lá se aventurou. Como diz hoje o João Carlos Costa, comentador da Eurosport, na sua página do Facebook:
"Há que dar um sentido a tudo isto. Porque este é um recorde, tal como o de Spa, que só pode ser considerado oficial nas nossas mentes. Escapa a todas as regras, seja dos recordes eles mesmos, seja dos regulamentos relativamente ao carro.
Não deverá estão ser visto apenas como um exercício de estilo?"
Oficial ou oficioso, com ou sem publicidade, pode-se dizer que algo que marcou a nossa geração caiu este ano. E eis o video do feito.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...