O final de temporada da Formula E foi frustrante para António Félix da Costa, que não conseguiu pontuar nas duas corridas de Nova Iorque. Um 11º e um 15º posto foram os resultados alcançados pelo piloto da BMW Andretti no fim de semana americano, marcado por penalizações problemas mecânicos e maus resultados na grelha durante as qualificações, devido à fraca competitividade do carro face à concorrência.
Sobre a corrida de sábado, a sua quarta chegada à beira dos pontos na temporada, depois de uma luta intensa, demonstrou as diferenças de andamento face aos carros das equipas da frente. O piloto português disse depois que "foi o resultado possível, simplesmente não tivemos andamento para mais. Consegui gerir bem a energia, maximizar o carro nos momentos mais importantes da corrida, mas a nossa velocidade pura foi simplesmente inferior aos nossos adversários".
Para a corrida de domingo, apesar das expectativas iniciais serem boas, um problema de transmissão o impediu de marcar qualquer tempo e o fez partir da última fila da grelha de partida. Na corrida, recuperou até ao décimo posto, mas uma penalização de 10 segundos, imposta devido à troca de caixa de velocidades entre a qualificação e a corrida, deitou tudo a perder. E para piorar as coisas, a duas voltas do fim, um problema na caixa de velocidades obrigou a ir às boxes em definitivo.
Em jeito de balanço, apesar dos vinte pontos conseguidos neste temporada, com um sexto posto como melhor resultado na primeira corrida de Hong Kong, o piloto de Cascais sente muita frustração em relação aos resultados que julga poder alcançar na competição.
"Sinto um misto de frustração por toda a temporada e por mais um fim-de-semana complicado, mas ao mesmo tempo um sentimento de alivio por terminar esta época, que foi provavelmente das mais complicadas da minha carreira, psicologicamente falando. Do meu lado sinto que extrai todo o potencial do carro, mas simplesmente tivemos normalmente um dos carros mais lentos do pelotão", começou por dizer.
"Resta-me agradecer à equipa o esforço e dedicação, mas agora é hora de concentrar e trabalhar para a temporada 5, que está ai à porta e onde deposito grandes esperanças. Finalmente a BMW vai estar representada oficialmente na Formula E e acredito que teremos condições na próxima época para lutar pelos lugares cimeiros. A razão destes dois últimos anos era esta, esperar pela entrada oficial da BMW, portanto chegou a altura de mostrar o meu real valor aqui na Fórmula E e lutar por pódios e vitórias!"
A Formula E vai voltar à ação no final do ano com os carros da Gen2, em Riad, a capital da Arábia Saudita.
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