Robert Kubica contou que tinha um contrato com a Ferrari para correr a partir de 2012. A revelação foi contada hoje no podcast oficial da Formula 1. O piloto polaco contou que o contrato tinha sido assinado semanas antes do seu acidente no Rali Ronda di Andora, onde ficou com graves sequelas no seu braço direito.
Ali, ele disse que considerou não participar no rali fatídico, mas que avançou porque tinha-se comprometido com a organização. E também estava ciente de que "na equipa onde iria pilotar no ano seguinte, não tinha permissão para fazer rali".
Questionado se era a Ferrari, o polaco respondeu afirmativamente, dizendo que tinha assinado com Stefano Domenicalli e que iria ganhar menos do que estava ganhar na altura pela Renault.
"[O] primeiro [objetivo] é entrar na Formula 1. O segundo é se estabelecer, para você ter um bom valor, uma boa reputação, que é mais difícil do que entrar. Terceiro, você ganha um campeonato mundial ou se torna piloto da Ferrari. Eu não ganhei um campeonato mundial, não me tornei piloto da Ferrari, mas estive muito próximo", contou.
Kubica disse que a consciência de que tinha perdido a oportunidade da Ferrari não tornou a sua recuperação mais difícil. Contudo, hoje em dia admite que fornece "dor adicional agora".
"Minha recuperação foi tão difícil que nos primeiros 16 a 18 meses não doeu", disse Kubica. "Eu estava concentrado na recuperação, estava passando por um período difícil. Quanto mais tempo passava, mais difícil se tornava, porque a esperança de que as coisas pudessem ser resolvidas estava a desaparecer. Houve momentos em que eu estava me recuperando extraordinariamente bem e houve meses em que as cirurgias tinham dado errado e retrocedi seis meses em vez de melhorar"
"Foi doloroso [não correr na Formula 1], mas não foi mais doloroso porque eu sabia que tinha um contrato pela Ferrari".
Kubica disse também que fizera ralis "não por diversão", mas que perseguiu a disciplina porque tinha "o desejo de se tornar um piloto mais completo, de encontrar algo que os outros não têm ou que eu possa melhorar. Eu não estava feliz por ser tão bom como eu era. Eu precisava de mais. Eu pensava que o rally me daria isso. E deu. O problema é que eu paguei um preço muito alto", concluiu.
Isso torna sua história ainda mais triste, entendo o motivo de não revelar este detalhe antes.
ResponderEliminarPelo andar da carruagem na Williams, não ficaria surpreso se Kubica decidir voltar ao Rally, esse retorno é ainda mais triste do que se esperava.