A FIA decidiu esta sexta-feira que as jantes dos pneus passarão dos atuais 13 para as 18 polegadas a partir da temporada de 2021. E que as coberturas para aquecer os pneus passarão a ser proibidas, bem como será reduzida a variedade de pneus para piso seco disponíveis aos pilotos.
Essa mudança fará com que os pneus sofram alterações significativas, ficando com o perfil mais baixo. E para além disso, os pneus da frente serão mais estreitos, passando dos atuais 305 para os 270 milímetros, enquanto os traseiros aumentarão dos 605 milímetros para os 700 ou 720.
Com essa mudança, as equipas irão ter de alterar completamente o desenho das suspensões e recalcular a distribuição de peso nos bólidos de 2021.
Quanto à abolição dos cobertores térmicos, algo do qual é usado desde meados dos anos 70, a ideia é fazer com que sejam os pilotos a levarem a borracha até à temperatura ideal. E em termos de variedade de pneus, serão reduzidos dos atuais sete para três: moles, médios e duros. Para além dos pneus intermédios e de chuva.
"Para se estabilizar a uma pressão que proporcione o máximo desempenho, os pneus devem ser capazes de começar a funcionar em pressões frias compatíveis com a obtenção de pressões estabilizadas adequadas", informou a FIA, no seu comunicado oficial.
Para além disso, a FIA irá abrir um concurso para novos fornecedores de pneus para a partir da temporada de 2020, a última com os pneus de 13 polegadas, para no final do mês tomar uma decisão sobre esse assunto.
“A FIA nomeará oficialmente o seu único fornecedor e contratará com ele em relação aos competidores para quaisquer considerações esportivas. O detentor dos direitos comerciais do campeonato terá o único direito de contratar com o único fornecedor nomeado, com relação a qualquer direito de associação com o campeonato a ser conferido ao único fornecedor ”, acrescentou.
"O fornecedor de pneus escolhido será informado sobre os 'objetivos que afetam o espetáculo esportivo e estão relacionados à degradação, durabilidade, faixa de temperatura de trabalho ou características de desgaste'", acrescenta a proposta. "A FIA se reservará o direito de alterar estes requisitos uma vez por ano.", concluiu.
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