O estónio Ott Tanak é o lider do Rali da Finlândia, um dos clássicos do WRC. O piloto da Toyota tem uma vantagem de 5,8 segundos sobre Mads Ostberg, da Citroen e 23,1 segundos sobre o terceiro classificado, Jari-Matti Latvala, também em Toyota. Tudo isto depois do primeiro dia completo do rali finlandês.
Depois de máquinas e pilotos terem feito o "shakedown" em Harju, onde Ott Tanak foi o melhor, ao volante do seu Toyota, conseguindo uma vantagem de 0,7 segundos sobre Thierry Neuville e 0,8 sobre 0,8 sobre Sebastien Ogier, o rali prosseguiu esta sexta-feira, com a realização de dez especiais.
Tanak começou a manhã ao ataque, ganhando na primeira passagem por Moksi, e dando uma vantagem de 1,3 segundos sobre Andreas Mikkelsen, 6,6 sobre o Ford de Teemu Suninen e 9,4 sobre Jari-Matti Latvala. Ogier era o sétimo, perdendo 15,5 segundos, enquanto Esapekka Lappi se despistou e deixou morrer o motor, perdendo meio minuto, e Craig Breen sofreu um furo e perdeu 47,8 segundos.
Latvala venceu na primeira passagem por Urria, batendo Breen por 0,8 segundos, com Tanak em terceiro, a 1,1, mas a manter a liderança sobre Mikkelsen por 4,3 segundos. A seguir, na primeira passagem por Ässämäki, Mads Ostberg reagiu e venceu a bordo do seu Citroen, deixando Jari-Matti Latvala a 3,2 segundos e Ott Tanak a 4,8, numa especial onde Neuville foi apenas décimo, a 13,4 segundos do vencedor.
"Estamos a fazer o nosso melhor, mas as condições são muito escorregadias e eu não posso fazer mais nada, para ser honesto. O carro não está a comportar como deveria. Nós nos concentramos no nosso objetivo principal [que é] de manter contato com Seb e terminar à frente dele no final do rali", disse o belga, agora oitavo classificado à saída desta especial.
A manhã acabou na primeira passagem por Äänekoski, onde Tanak foi 0,9 segundos mais veloz que Hayden Paddon e 1,6 sobre Mads Ostberg, numa especial onde Neuville perdeu quase meio minuto devido a um despiste. "Cometi um erro e saí de estrada. Foi uma nota muito otimista. Estava pensando em mudar [de ritmo], mas não ouvi a próxima", disse o piloto belga.
A especial foi aproveitada por Tanak para passar Ostberg e ficar na frente por 1,1 segundos, com Latvala em terceiro, a 10,8 segundos e Paddon em quarto, a 14,8.
A parte da tarde começou com a reação de Ostberg, que venceu em Oittila, batendo Tanak por 1,2 segundos e voltando a liderança com uma vantagem... de 0,1 segundos. Suninen era o terceiro na especial e terceiro na geral, mas a quase vinte segundos, depois de passar Hayden Paddon, que caira para quinto.
Tanak atacou outra vez, na segunda passagem por Moksi, e ganhou... mas empatado com Ostberg, com Latvala a ser terceiro, a 2,2 segundos. Na segunda passagem por Urria, era a vez de Craig Breen a vencer, batendo Lappi por 0,1 segundos, enquanto Ostberg era quinto, a 3,1 segundos e Tanak o nono, a 4,9, fazendo com que a liderança para Ostberg se alargasse... mas não muito.
Tanak atacou na segunda passagem por Ässämäki, batendo Lappi por 1,8 segundos e deixando Ostberg a 2,9, voltando à liderança por um segundo exato. "Amanhã vai ser uma luta justa, então vamos nos esforçar muito. Hoje foi muito importante conseguir uma boa posição para amanhã. Foi muito difícil. Acredito que a posição na estrada vai fazer uma grande diferença", disse o estónio.
"O risco é bastante alto, nós tivemos algum desgaste de pneu e eu não pude puxar [muito]. Eu só tive que ir a uma velocidade decente e não fazer nenhum estrago. Eu não estou feliz com a minha velocidade, mais uma vez fiz de propósito e eu não posso fazer mais", respondeu Ostberg.
Tanak venceu depois a segunda passagem por Äänekoski, 0,7 segundos na frente de Latvala, e no final do dia, na super-especial de Harju, Sebastien Ogier conseguiu dar um ar da sua graça, batendo Thierry Neuville e Ott Tanak por 0,2 segundos.
Na geral, depois dos três primeiros, Hayden Paddon é o quarto e o melhor dos Hyundaim a 36 segundos, com Teemu Suninen a ser o melhor dos Ford, dez segundos mais atrás. Sebastien Ogier é o sexto, a 58,9 segundos, com Elfyn Evans logo atrás, a um minuto e um segundo, e Esapekka Lappi o oitavo, a 1.01,4 segundos. A fechar o "top ten" estão o Citroen de Craig Breen e o Hyundai de Thierry Neuville.
Amanhã realizam-se mais oito especiais do Rali finlandês.
Tanak venceu depois a segunda passagem por Äänekoski, 0,7 segundos na frente de Latvala, e no final do dia, na super-especial de Harju, Sebastien Ogier conseguiu dar um ar da sua graça, batendo Thierry Neuville e Ott Tanak por 0,2 segundos.
Na geral, depois dos três primeiros, Hayden Paddon é o quarto e o melhor dos Hyundaim a 36 segundos, com Teemu Suninen a ser o melhor dos Ford, dez segundos mais atrás. Sebastien Ogier é o sexto, a 58,9 segundos, com Elfyn Evans logo atrás, a um minuto e um segundo, e Esapekka Lappi o oitavo, a 1.01,4 segundos. A fechar o "top ten" estão o Citroen de Craig Breen e o Hyundai de Thierry Neuville.
Amanhã realizam-se mais oito especiais do Rali finlandês.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...