Em 2018 serão vendidos pelo menos três milhões de carros elétricos: um milhão na China, outro milhão na Europa e outro milhão nos Estados Unidos. Mais coisa, menos coisa. Pode parecer muito pouco, mas a cada ano que passa, dobram o número de carros elétricos vendidos, alargando a sua quota de mercado. E claro, competição não falta. E não falo só da Formula E, que existe desde 2014 e com sucesso crescente, devido à entrada das várias marcas.
Só que poderá haver mais competições na calha. Segundo conta o jornalista Sam Smith, do site e-racing365.com, a FIA tem em cima da mesa um "Extreme E Electric World Challenge", uma competição Todo-o-Terreno pensada para SUV's em estilo de silhueta, com motores eléctricos, e que irão competir em locais icónicos em todo o mundo, como os Himalaias, o Círculo Polar Ártico, a Floresta Amazónica e uma ilha remota no Oceano Índico (Seychelles? Kerugelen?)
Esse campeonato seria lançado em dezembro de 2020 e os seus mentores são - nada mais, nada menos que - Alejandro Agag e Gil de Ferran. E o conceito se concentre em torno de um SUV que usará motores de Fórmula E existentes, potencialmente fornecidos pela McLaren Applied Technologies. O carro estaria pronto para ser apresentado em abril de 2019, para depois andar num período intenso de testes no próximo ano e meio.
Tudo custaria sete milhões de euros: três milhões por vaga mais quatro milhões por temporada. É provável que algumas coisas sejam iguais - os motores, por exemplo - enquanto outros componentes sejam construídas pelas marcas para poderem desenvolver por eles mesmos, já que a ideia é semelhante ao da Formula E.
Resta saber até que ponto a FIA está disposta a aceder, mas uma coisa é certa: nos primeiros tempos, não veremos estes carros num Dakar ou num Rota da Seda, devido à capacidade das baterias. Mas é provável que de futuro, eles poderão tentar a sua sorte nessas competições. Resta saber até que ponto vai esse projeto.
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