O fim de semana do pentacampeonato de Lewis Hamilton começou com uma sessão de treinos onde a chuva fez a sua aparição, algo raro nesta parte do Texas nesta altura do ano. Excepto se for um furacão a passear por aí...
Mas para além disso, este fim de semana de Austin ficou logo marcado por outra coisa: a penalização de Sebastian Vettel durante o segundo treino livre porque ele não desacelerou o suficiente numa situação de bandeiras vermelhas. A FIA chamou-o para esclarecimentos, e no final... recebeu uma punição de três lugares na grelha de partida. Parece que todos os azares do mundo calhavam ao piloto alemão.
Claro, o alemão defendeu-se, dizendo que cumpriu as regras, afirmando que deveria haver um critério uniforme.
“Deve haver bom senso com as regras que temos. Acho que diminuí a velocidade, dei uma olhada no que estava a acontecer. As regras são claras, todos sabemos. É a primeira vez que temos isso em piso molhado, onde o alvo é muito mais lento, então, literalmente, tens que parar a 40-50 km/h para passar o delta, o que, provavelmente, eu devo fazer da próxima vez. Mas, na minha opinião, isto não é a coisa certa. Se houver um carro logo atrás de ti, ele pode bater. Mas é mais importante que não recebas uma penalização”, comentou na conferência de imprensa.
E claro, com todos os azares de Vettel, Lewis Hamilton só tinha de controlar a ansiedade para não adiar a chance de ser campeão já neste fim de semana.
Ao contrário de sexta-feira, o sábado despertou com nuvens, mas sem chuva e claro, com o asfalto seco. Contudo, havia muito vento. Os Ferrari foram os primeiros a entrar na pista, para marcar tempos antes da alteração do tempo. Sebastian Vettel marcou logo o melhor tempo, e Kimi Raikkonen veio a seguir. Pouco depois, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas melhoraram os seus tempos e ficaram na frente dos Ferrari.
A cinco minutos do final da Q1, o primeiro grande momento foi quando a suspensão traseira direita do Red Bull de Max Verstappen cedeu. E isso aconteceu depois de ter passado por uma das lombas colocadas ao lado das zebras para evitar abusos dos pilotos para passar outros concorrentes. Ironicamente, eles chamaram a isto de "Verstoppers"... bom, cumpriram a sua função.
No final da Q1, entre os eliminados ficaram os McLaren de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, o Sauber de Marcus Ericsson e os Williams de Serguei Sirotkin e Lance Stroll.
Começando a Q2, os Mercedes e Ferrari colocaram tipos diferentes de pneus: os Flechas de Prara com supermoles, os Cavalinos Rossos de ultramoles. Claro, Raikkonen e Vettel voaram, quase um segundo mais à frente dos carros cinzentos. Hamilton conseguiu o terceiro tempo, meio segundo atrás de Vettel, mas com os supermoles.
No final da Q2, entre os que passaram foram os Mercedes, Ferrari, Force India, o Sauber de Charles Leclerc, o Red Bull de Daniel Ricciardo, o Haas de Romain Grosjean e o Renault de Nico Hulkenberg. Isso faria com que Max Veratappen, os Toro Rosso, o Haas de Kevin Magnussen e o Renault de Carlos Sainz Jr, ficaram a ver o resto da qualificação nas boxes.
Com alguns pingos de chuva, os carros foram para a pista e cumprir a Q3. Todos usavam os ultramacios, e Hamilton abriu as hostilidades com 1.32,567, com Vettel logo atrás e Bottas era terceiro. A hierarquia esprada ficou marcada em termos de tempos quando todos voltaram às boxes e lá ficaram até quatro minutos antes da hora, quando sairam para uma última tentativa.
As coisas foram emocionantes. Primeiro Raikkonen, depois Hamilton, ficaram com o primeiro lugar, e os Ferrari ficaram com o segundo e terceiro posto, deixando Bottas no quarto posto. Não foi o monopólio para os Flechas de Prata, mas o primeiro lugar de Hamilton é basicamente a primeira parte do fim de semana do pentacampeonato do piloto britânico.
Amanhã está tudo pronto para o dia da consagração... se nada acontecer ao carro do piloto britânico, claro. Mas da maneira como andam as coisas, os azares parecem todos acontecer para o piloto da Ferrari. Portanto, do outro lado nem há preocupações. Só a ansiedade para comemorar os títulos.
A cinco minutos do final da Q1, o primeiro grande momento foi quando a suspensão traseira direita do Red Bull de Max Verstappen cedeu. E isso aconteceu depois de ter passado por uma das lombas colocadas ao lado das zebras para evitar abusos dos pilotos para passar outros concorrentes. Ironicamente, eles chamaram a isto de "Verstoppers"... bom, cumpriram a sua função.
No final da Q1, entre os eliminados ficaram os McLaren de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, o Sauber de Marcus Ericsson e os Williams de Serguei Sirotkin e Lance Stroll.
Começando a Q2, os Mercedes e Ferrari colocaram tipos diferentes de pneus: os Flechas de Prara com supermoles, os Cavalinos Rossos de ultramoles. Claro, Raikkonen e Vettel voaram, quase um segundo mais à frente dos carros cinzentos. Hamilton conseguiu o terceiro tempo, meio segundo atrás de Vettel, mas com os supermoles.
No final da Q2, entre os que passaram foram os Mercedes, Ferrari, Force India, o Sauber de Charles Leclerc, o Red Bull de Daniel Ricciardo, o Haas de Romain Grosjean e o Renault de Nico Hulkenberg. Isso faria com que Max Veratappen, os Toro Rosso, o Haas de Kevin Magnussen e o Renault de Carlos Sainz Jr, ficaram a ver o resto da qualificação nas boxes.
Com alguns pingos de chuva, os carros foram para a pista e cumprir a Q3. Todos usavam os ultramacios, e Hamilton abriu as hostilidades com 1.32,567, com Vettel logo atrás e Bottas era terceiro. A hierarquia esprada ficou marcada em termos de tempos quando todos voltaram às boxes e lá ficaram até quatro minutos antes da hora, quando sairam para uma última tentativa.
As coisas foram emocionantes. Primeiro Raikkonen, depois Hamilton, ficaram com o primeiro lugar, e os Ferrari ficaram com o segundo e terceiro posto, deixando Bottas no quarto posto. Não foi o monopólio para os Flechas de Prata, mas o primeiro lugar de Hamilton é basicamente a primeira parte do fim de semana do pentacampeonato do piloto britânico.
Amanhã está tudo pronto para o dia da consagração... se nada acontecer ao carro do piloto britânico, claro. Mas da maneira como andam as coisas, os azares parecem todos acontecer para o piloto da Ferrari. Portanto, do outro lado nem há preocupações. Só a ansiedade para comemorar os títulos.
Saludos Alexandre...
ResponderEliminarRonda 18, não ehh??
Verdade. Mas já corrigi.
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