domingo, 7 de outubro de 2018

Formula 1 2018 - Ronda 17, Japão (Corrida)


Depois dos eventos de ontem, parecia que a Mercedes tinha uma via verde para o título - já o tem desde o meio do ano, sejamos honestos - mas os erros da Ferrari só fazem agudizar as coisas e claro, todos agora querem saber em que corrida Lewis Hamilton será campeão.

Depois das chuvas de ontem, hoje o sol, o céu azul de outono... e o calor (30ºC!) brilham na zona de Suzuka, e perante um autódromo cheio, os japoneses no local conseguiam saber montar um espectáculo, especialmente quando querem apoiar os seus pilotos - ou marcas - favoritos.

A partida foi calma, com os Mercedes na frente, seguido pelo Red Bull de Verstappen, enquanto Vettel passava os Toro Rosso e o Haas de Romain Grosjean. Contudo, no final da primeira volta, na chicane, Max Verstappen exagera na travagem, e quando volta à pista, toca em Kimi Raikkonen, para tentar manter a posição. Vettel tentou aproximar-se, mas não os apanhou. Pouco depois, o alemão passou para o quarto posto. Atrás, Kevin Magnussen tinha um furo e tentava levar o carro às boxes sem desfazer o carro. 

E por causa disso, na volta três, tinhamos Safety Car. E os comissários foram velozes: cinco segundos de penalidade para o piloto holandês. Claro, ele reclamou, mas ele não é Kimi.

Recomeçou a corrida, e os Mercedes iam-se embora, com Verstappen a defender-se de Vettel, com os dois lado a lado na Spoon... para acabar a corrida ali. O piloto da Ferrari faz um pião e acabou no fundo do pelotão, com Verstappen a continuar, sem estragos aparentes. Era escusado, e poderia ter esperado, mas também... já era um campeonato perdido. Ele só decidiu precipitar as coisas.

Com a corrida já decidida - pelo menos nesta altura - Daniel Ricciardo aproveitava as confusões da frente para passar carro após carro, e na volta 14, era quinto. Depois, começou a pressionar Kimi Raikkonen, tanto que na volta 18, teve de ir às boxes e meteu pneus médios. Voltou à pista em décimo. Muito atrás, Vettel recuperava lugares ainda com o mesmo jogo de pneus enquanto na frente... os Mercedes não eram incomodados.

Max Verstappen foi às boxes na volta 22, cumprindo a penalização, e voltando na quinta posição. Depois foram os Mercedes e as coisas aconteceram como esperado. Vettel parou na volta 27, e volta à pista com pneus macios, caindo para o 16º posto. Com o passar das voltas, Vettel lidou com o pelotão intermediário, e os passou sem problemas, chegando ao sexto posto na volta 35, agora tendo pela frente Raikkonen... a quase 40 segundos. De uma certa forma, o GP do Japão acabou ali.

A parte final da corrida via-se o Red Bull de Verstappen a aproximar-se do carro de Bottas, provavelmente porque os seus pneus pareciam estar melhores do que os da Mercedes. O finlandês chegou a cometer um erro, foi pressionado pelo holandês, mas o piloto da Mercedes foi-se embora e manteve o segundo posto.

E claro, Hamilton, imperturbável, liderou do principio ao fim e cortava a meta com cada vez mais certeza de que será campeão. Festejou, viu que a sua vantagem se aumentava cada vez mais e agora, era provável que na próxima corrida tinha a sua primeira chance real de ser campeão do mundo. Basta a Ferrari fazer mais uma asneira ou ter azar. 

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