domingo, 7 de outubro de 2018

WRC 2018 - Rali de Gales (Final)

Sebastien Ogier conseguiu levar o seu carro até ao fim como vencedor, mas isso ainda não foi suficiente para voltar ao comando do campeonato, pois o seu maior rival, Thierry Neuville, terminou o campeonato na quinta posição do rali e absorveu um pouco as perdas no campeonato. Contudo, o duelo, mesmo com Ott Tanak a conseguir pontuar graças ao Power Stage, está ao rubro: quando faltam duas provas, Neuville e Ogier estão separados por sete pontos, e Tanak está a 21 do comando.

Contudo, foi um último dia bem disputado a três, onde apenas na última especial se viu quem iria ganhar. 

Com cinco classificativas para cumprir até acabar o rali, e os três primeiros separados por pouco menos de vinte segundos, sabia-se que a Toyota iria partir ao ataque. E começou com Esapekka Lappi a ser o melhor em Elsi, batendo Latvala e Ogier e aproximando-se os três uns dos outros. Na Power Stage de Gwydir - a primeira passagem - foi de novo da Toyota, mas de Jari-Matti Latvala a ser o melhor, com Ogier a prder 5,8 segundos. Suficiente para o finlandês passar para a liderança do rali.

Mas Ogier reagiu na primeira passagem por Great Orme Llandudno, batendo Latvala por 3,4 segundos, enquanto Lappi atrasava-se, perdendo mais 6,5 segundos e ficando cada vez mais no terceiro posto. O francês foi mais veloz na segunda passagem por Gwydir, deixando Latvala a 3,3 segundos. E esse foi o momento decisivo, porque foi ali que o francês passou para a frente. E Ogier consolidou na última especial, na segunda passagem por Great Orme Llandudno, vencendo e deixando Latvala a 7,5 segundos.

No final, depois dos três primeiros, surgiu Craig Breen, quarto a um minuto e dez segundos e o melhor dos Citroen. Thierry Neuville foi o quinto, logo atrás do piloto irlandês, conseguindo aguentar Anderas Mikkelsen, sexto, a um minuto e 15.9 segundos. A 1.18,4, ficou Hayden Paddon, no sétimo lugar, com Mads Ostberg oitavo, a 1.21,6 segundos do vencedor. Muito longe, e a fechar o "top ten" ficaram os Skoda de Kalle Rovanpera e de Pontus Tidemand, correndo no WRC2.

Agora, o WRC volta à ação no final do mês, entre os dias 25 e 28, em terras catalãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...