Estreante este ano, a HWA conseguiu a sua primeira pole-position da carreira graças ao belga Stoffel Vandroorne. Ele conseguiu ser melhor que o Nissan de Oliver Rowland, numa qualificação marcada pelas difíceis condições atmosféricas. António Félix da Costa nunca conseguiu adaptar-se às condições de Hong Kong e partiu da penultima linnha da grelha de partida, na 20ª posição.
Esta era a corrida numero 50 da história da Formula E, e muitos estavam convencidos que esta poderia ser a primeira debaixo de chuva. A pisa estava molhada, apesar de ter parado de chover quando começou a qualificação. Logo no primeiro grupo, os Mahindra e o BMW de António Félix da Costa tiveram dificuldades em colocar a potência no chão e acabaram com os piores tempos, todos na casa do 1.14. En contraste, Lucas di Grassi e Sam Bird deram-se bem e fizeram respectivamente, 1.12,321 e 1.12,539.
No grupo 2, houve mais evaporação, e os carros começaram a andar melhor. Com André Lotterer, Robin Frijns, Jean-Éric Vergne, Mitch Evans e Edoardo Mortara nesse grupo, o suíço da Venturi foi o primeiro a fazer um bom tempo, com 1.12,156. Todos os outros rodaram melhor, mesmo Vergne, que bateu no muro depois de completar a sua volta, o que obrigou à amostragem da bandeira vermelha, para limpar a pista de destroços.
Depois de limpa a pista, apareceu o Grupo 3, com Daniel Abt, Alexander Sims, Sébastien Buemi, Oliver Rowland, Oliver Turvey e Felipe Massa. O brasileiro da Venturi foi o primeiro a entrar, conseguindo um tempo que acabou por ficar com o sétimo melhor. Rowland foi agressivo na sua volta e obteve 1.12,140, suficiente para entrar na SuperPole. Sebstien Buemi, em contraste, ficou com o sexto melhor tempo e não passou para a fase final.
No quarto grupo, com José María López, Nelsinho Piquet, Tom Dillmann, Gary Paffett, Stoffel Vandoorne e Felipe Nasr, os HWA vieram para marcar posição... e conseguiram. Primeiro Paffett, depois Vandoorne, ambos conseguiram tempos para entrar na SuperPole. Ninguém mais conseguiu tempo para ameaçar os da frente, e quem passou para a parte final foram Vandoorne, Paffett, Rowland, Mortara, Lotterer e Di Grassi.
Na SuperPole, que se atrasou em cinco minutos devido à chuva, os carros sairam com dificuldade em se agarrar na pista. Di Grassi quase bateu no muro, mas conseguiu evitar o pior. Isso foi aproveitado pelo belga para marcar 1.11,580, e fazer a sua primeira pole da sua carreira na Formula E, com Rowland a seu lado. Edoardo Mortara, no seu Venturi, fez o terceiro melhor tempo, mas acabou por ser penalizado por ter acelerado debaixo de bandeira vermelha, caindo da terceira para a sexta posição da grelha de partida.
A corrida decorrerá mais tarde em Hong Kong, às oito da manhã, hora de Lisboa.
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