Ott Tanak é o líder do Rali de Portugal, depois da realização das primeiras sete especiais de classificação. O piloto da Toyota tem uma vantagem de 17,3 segundos sobre Jari-Matti Latvala e 22,8 sobre Kris Meeke, todos em Toyota, num rali onde o equilíbrio é nota dominante: menos de trinta segundos separam o primeiro do quinto. E neste primeiro dia, já houve atrasos significativos por parte de pilotos como Sebastien Löeb, Dani Sordo e Mads Ostberg.
Debaixo de um sol de verão e com calor, os pilotos partiram para as especiais de Lousã, Góis e Arganil com o grande receio a ser o pó levantado naqueles locais, tanto que os pilotos tinham um intervalo de quatro minutos entre eles, para dar tempo para o pó se assentar. A prova começou com Dani Sordo a ser o primeiro líder, vencendo na primeira passagem por Góis. O espanhol conseguiu uma vantagem de 4,2 segundos sobre Ott Tanak e 4,4 sobre Teemu Suninen.
No final da especial, os receios sobre o pó eram fundados, pois o pilotos queixavam-se dele. "Há muito pó. Se calhar vamos ter de instalar um filtro no carro, estamos com dificuldades em respirar", queixava-se Suninen no final da especial.
Na primeira passagem por Góis, Ott Tanak reagiu e foi o mais veloz, um segundo à frente de Jari-Matti Latvala e 3,7 sobre Dani Sordo. O espanhol mantinha-se na liderança, mas agora tinha meio segundo de diferença sobre Tanak e 2,1 sobe Latvala. Suninen e Evans caiam na classificação geral, com os onze primeiros a terem 24,2 segundos de diferença.
A seguir, na primeira passagem por Arganil, Tanak atacou e ficou com a liderança, conseguindo uma vantagem de 1,7 segundos sobre Thierry Neuville. Latvala era terceiro, a 5,3 segundos, numa especial onde Sebastien Loeb e Dani Sordo tiveram problemas de pressão de combustível nos seus Hyundais. Mads Ostberg também ficou parado na especial, e perdeu cerca de cinco minutos. Já Esapekka Lappi teve um furo e perdeu cerca de um minuto.
Pela tarde, na segunda passagem pela Lousã, Sordo redimiu-se do problema ao vencer a especial, dando um avanço de 3,3 segundos sobre Teemu Suninen e Jari-Matti Latvala. Tanak foi apenas quinto, a 4,8 segundos, mas estava calmo na frente, apesar dos 5,4 segundos de diferença que tinha para Latvala, e os 13,4 sobre Kris Meeke, uma tripla da Toyota.
Na segunda passagem por Góis, foi Suninen o melhor, 0,6 segundos de vantagem sobre Sebastien Ogier e 2,3 sobre Tanak, com Dani Sordo a sofrer um furo e perder um minuto e dez segundos. E na segunda passagem por Arganil, Neuville conseguiu ser melhor que Tanak, batendo-o por 1,3 segundos, com Oger em terceiro, a 2,8.
No final do dia, na super-especial da Lousada, o melhor foi Neuville, que foi 0,9 segundos mais veloz que Sebastien Ogier.
Na geral, depois dos três primeiros, Neuville é o quarto, a 24,2 segundos, e logo atrás está Sebastien Ogier, a 25,8. Sexto é Teemu Suninen, a um minuto e 15,7 segundos, com Gus Greensmith a um minuto a 22,1 segundos, no seu Ford. Logo a seguir é Essapeka Lappi, a um minuto, 23,7 segundos, no seu Citroen. A fechar o "top ten" estão os melhores na classe R5, o norueguês Ole Christian Veiby, no seu Volkswagen, a três minutos e 45 segundos, e o Skoda de Jan Kopecky, a 3.49,3.
Amanhã, o Rali de Portugal continua com a realização de mais seis especiais.
Amanhã, o Rali de Portugal continua com a realização de mais seis especiais.
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