De um clássico, com uma semana de diferença, passamos para outro. Spa-Francochamps foi deixada para trás, agora é Monza que se encara. E ali, a Ferrari parece ter ganho moral, dpeois de uma vitória muito procurada esta temporada, com Charles Leclerc ao volante. E com os 90 anos da Scuderia como pano de fundo, comemorado fortemente na Duomo milanesa, perante milhares de tiffosi, espera-se que este seja um fim de semana onde os carros vermelhos saiam dali vitoriosos. Não interessa com que piloto, desde que seja "la macchina rossa".
Depois de se saber que Max Verstappen iria ficar no fundo da grelha porque a Red Bull decidiu colocar a nova versão do seu motor Honda, a qualificação iria ter céu nublado, mas sem ameaça de chuva. Na Q1, as únicas certezas eram duas: os Williams não passariam, e Max Verstappen estava no final. Mas mesmo assim, o holandês fez uma volta lançada... para parar nas Lesmos. Acabou por não marcar tempo. Pouco antes, Sérgio Perez tinha parado na Curva Grande, fazendo parar a sessão de treinos. E quem no final ficou com a última vaga foi Romain Grosjean, no seu Haas.
E no final da primeira fase, Leclerc estava na frente, com o Renault de Nico Hulkenberg logo a seguir, veloz no seu Renault e a pegar o vácuo do seu companheiro, Daniel Ricciardo.
Na Q2, cedo começaram a andar abaixo do 1.20. Primeiro Hamilton, depois de Leclerc, que fez 1.19,554, deixando o piloto da Mercedes para trás. Valtteri Bottas era apenas quinto, superado até pelo Renault de Daniel Ricciardo. A fase final, todos foram à pista ao mesmo tempo - a saída das boxes parecia a hora de ponta! - e no final, Hamilton conseguiu 1.19,464, superando Leclerc.
Quem não passou foram António Giovinazzi, Kevin Magnussen, Daniil Kvyat, Lando Norris e Pierre Gasly. E Kimi Raikkonen foi o último dos qualificados para a Q3.
E chegamos à Q3. Todos entraram na pista ao mesmo tempo, para evitar ficar sozinho na pista e não ter a chance dos centésimos a mais pelo "slipstream". Os primeiros pilotos fizeram os seus tempos, com Hamilton a interferir entre os Ferrari, com Leclerc a fazer 1.19,1... até que Kimi Raikkonen bateu forte na Parabólica. fazendo com que a sessão fosse parada com bandeiras vermelhas.
Quando a bandeira verde foi mostrada, todos foram para a pista ao mesmo tempo, com os pilotos da traseira - os três piores classificados, excepto Raikkonen - num jogo de xadrez que foi de tal forma que... apenas Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr é que conseguiram ter tempo para fazer uma volta. O resto estava a poucos metros quando as luzes vermelhas se acenderam e a sessão acabou. Algo inédito, digamos assim. Mas o que interessava era uma pole da Ferrari, e Charles Leclerc conseguiu-a, na frente dos Mercedes de Hamilton e Bottas.
Num fim de semana simbólico, e numa pista tão carismática como esta, está vista a primeira parte. Resta saber como será a segunda, e se as expectativas meteorológicas se cumprem... ou não.
E no final da primeira fase, Leclerc estava na frente, com o Renault de Nico Hulkenberg logo a seguir, veloz no seu Renault e a pegar o vácuo do seu companheiro, Daniel Ricciardo.
Na Q2, cedo começaram a andar abaixo do 1.20. Primeiro Hamilton, depois de Leclerc, que fez 1.19,554, deixando o piloto da Mercedes para trás. Valtteri Bottas era apenas quinto, superado até pelo Renault de Daniel Ricciardo. A fase final, todos foram à pista ao mesmo tempo - a saída das boxes parecia a hora de ponta! - e no final, Hamilton conseguiu 1.19,464, superando Leclerc.
Quem não passou foram António Giovinazzi, Kevin Magnussen, Daniil Kvyat, Lando Norris e Pierre Gasly. E Kimi Raikkonen foi o último dos qualificados para a Q3.
E chegamos à Q3. Todos entraram na pista ao mesmo tempo, para evitar ficar sozinho na pista e não ter a chance dos centésimos a mais pelo "slipstream". Os primeiros pilotos fizeram os seus tempos, com Hamilton a interferir entre os Ferrari, com Leclerc a fazer 1.19,1... até que Kimi Raikkonen bateu forte na Parabólica. fazendo com que a sessão fosse parada com bandeiras vermelhas.
Quando a bandeira verde foi mostrada, todos foram para a pista ao mesmo tempo, com os pilotos da traseira - os três piores classificados, excepto Raikkonen - num jogo de xadrez que foi de tal forma que... apenas Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr é que conseguiram ter tempo para fazer uma volta. O resto estava a poucos metros quando as luzes vermelhas se acenderam e a sessão acabou. Algo inédito, digamos assim. Mas o que interessava era uma pole da Ferrari, e Charles Leclerc conseguiu-a, na frente dos Mercedes de Hamilton e Bottas.
Num fim de semana simbólico, e numa pista tão carismática como esta, está vista a primeira parte. Resta saber como será a segunda, e se as expectativas meteorológicas se cumprem... ou não.
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