Com a competição elétrica cada vez mais a alargar em termos de equipas, surge cada vez mais a ideia de uma competição de formação com carros elétricos. Já há nos kartings, mas a ERA Championship, que foi anunciado no passado mês de março, pretende ser uma competição de acesso à Formula E. Os chassis serão da japonesa Dome, possui 175 cavalos, uma bateria com capacidade de 24 kWh e um motor de 130 kW. Segundo o site oficial, o monoposto alcançará os 190 km/hora.
Para Dieter Vanswijgenhoven, o diretor técnico da ERA, os seus objetivos principais ao criar essa categoria é de criar oportunidades aos jovens pilotos de correr este tipo de carros a um preço em conta. “Este é nosso objetivo com o campeonato ERA, lançar uma plataforma de corrida elétrica acessível, que cria oportunidades para pilotos promissores e também inspira inovação técnica na pista. Junto com nossos patrocinadores da Dome nós somos capazes de conquistar nossa inovação e objetivos de acessibilidade, e estamos revelando antecipadamente nosso carro nesse verão.”, comentou.
O campeonato acontecerá este verão e será constituído por oito provas na Bélgica, Holanda e Reino Unido, com duas provas espalhadas no fim de semana. Cada corrida terá 23 minutos de duração e será divivida em dois, uma para o desporto, outra para a inovação, onde os pilotos vão poder alterar a tração e o armazenamento de energia de seus carros. A competição também servirá para dar oportunidade a pilotos que não possuem condições financeiras para competir em grandes categorias de acesso, e assim evitar a perda de talentos.
Para saber mais sobre a categoria, visite o seu site oficial.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...