(...) Em 1977, Steve McQueen vai a uma casa no Kentucky falar com o seu proprietário. Conversam num instante sobre um artigo que ambos têm interesse, e faz uma oferta aparentemente irrecusável. O proprietário ouve-o com atenção, mas no final, acaba por recusar a oferta. Isto foi um negócio privado, uma conversa privada, mas o senhor recusar tal oferta de um dos atores mais bem pagos de Hollywood parece hoje descabida, mas aconteceu.
O senhor com quem McQueen falara chamava-se Robert Kiernan. Ele tinha na garagem o Mustang Fastback que fora usado nas filmagens, e tinha comprado três anos antes a um policia de New Jersey, depois deste o ter comprado num leilão da Warner Bros. Kiernan reparou no carro à venda depois de o ler na secção de classificados da revista "Road & Track". Depois de falar com o policia, comprou-o por seis mil dólares.
McQueen nunca mais tentou falar com ele. Morreu a 7 de novembro de 1980 aos 50 anos de idade, sem ficar na posse do carro.
(...)
Em 2014, Robert Kiernan morre e cabe ao seu filho, Sean Kiernan, herdar o espólio. Ele decide que é altura de tirar os panos que o cobrem e voltar a ver a luz do dia. Quando o Fastback original é anunciado, no final de 2017, é uma sensação que percorre a América e o mundo. Afinal de contas, ele existe mesmo. (...)
Por quase meio século, "Bullit" tornou-se num filme icónico para toda uma geração, e o carro envolvido e guiado por Steve McQueen entrou nos desejos de uma juventude que via nos "muscle cars" um símbolo de liberdade e felicidade que terminou algum tempo depois na primeira crise do petróleo, em 1973.
Com o passar do anos, e da morte de McQueen, muitos queriam saber do seu paradeiro. Tinha desaparecido, ao ponto de muitos acreditarem que o carro tinha sido desfeito, sucateado e nunca mais recuperado. Na realidade, estava guardado numa garagem anónima, esperando pelo melhor momento para aparecer de novo. Quando apareceu e foi autenticado, o furor foi enorme, e no inicio deste ano foi o Mustang mais caro de sempre a ser vendido em leilão.
E é sobre o filme e a saga que o carro passou ao longo de quase meio século que falo este mês no Nobres do Grid.
Por quase meio século, "Bullit" tornou-se num filme icónico para toda uma geração, e o carro envolvido e guiado por Steve McQueen entrou nos desejos de uma juventude que via nos "muscle cars" um símbolo de liberdade e felicidade que terminou algum tempo depois na primeira crise do petróleo, em 1973.
Com o passar do anos, e da morte de McQueen, muitos queriam saber do seu paradeiro. Tinha desaparecido, ao ponto de muitos acreditarem que o carro tinha sido desfeito, sucateado e nunca mais recuperado. Na realidade, estava guardado numa garagem anónima, esperando pelo melhor momento para aparecer de novo. Quando apareceu e foi autenticado, o furor foi enorme, e no inicio deste ano foi o Mustang mais caro de sempre a ser vendido em leilão.
E é sobre o filme e a saga que o carro passou ao longo de quase meio século que falo este mês no Nobres do Grid.
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Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...