Henri Pescarolo a passar pelos restos carbonizados do BRM de Jackie Oliver durante o GP de Espanha de 1970, em Jarama, faz hoje meio século.
O mais extraordinário é que, meio século mais tarde, ambos os pilotos ainda estão vivos para contar a história. O belga Jacky Ickx e o britânico Jackie Oliver acidentaram-se nos primeiros metros da corrida, com o resultado que se conhece. Todos saíram chamuscados, mas vivos e prontos para outra, na próxima corrida. Quanto ao francês, a sua corrida acabou na volta 33 quando o seu motor expirou.
Foi o "ponto alto" de um fim de semana muito atribulado. A organização decidiu que dos 20 carros inscritos, apenas 16 poderiam participar, e dos que ficaram excluídos, eles foram retirados... na grelha, ainda antes da prova. Como aconteceu ao Jo Siffert, piloto da March. Tudo por causa de divergências entre a organização e a Comission Sportive International.
Na corrida propriamente dita, foi um domínio de Jackie Stewart, que deu à March a sua primeira vitória, na frente de Bruce McLaren e de Mário Andretti, que conseguiu ali o seu primeiro pódio na categoria máxima do automobilismo. Para o neozelandês, não se sabia, mas iria ser o seu último pódio de uma longa carreira na Formula 1.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentem à vontade, mas gostava que se identificassem, porque apago os anónimos, por bem intencionados que estejam...