Com as alterações no calendário devido à epidemia do coronavirus, a Endurance decidiu colocar para depois do verão as provas que restam para terminar a temporada 2019-20. E quanto a 2021, decidiu-se também que será uma temporada inteira, descartando as corridas no inverno europeu.
Assim sendo, as Seis Horas de Spa-Francochamps agora acontecerão a 15 de agosto, caso tudo corra bem. E as 24 Horas de Le Mans serão no fim de semana de 19 e 20 de setembro, antes das Oito Horas do Bahrein, a 21 de novembro. E 2021 será a tempo inteiro, para tentar equilibrar a temporada, de uma certa forma.
As mudanças poderão fazer com que os novos regulamentos sejam adiados para 2022.
"Você encontra uma solução para determinado problema e quando tem outro, a solução é exatamente a oposta que você pode aplicar", explicou Gerard Neveu, o CEO do Automobilie Club de L'Ouest, aos repórteres numa teleconferência na sexta-feira.
"É isso que estamos fazendo agora. Aplicamos a 'Super Temporada', onde estávamos enfrentando a rápida [retirada] da Porsche e da Audi no LMP1 e iniciamos um conceito como este. Agora, em relação à situação económica com as dificuldades que enfrentamos, precisamos simplificar o máximo possível para tornar a vida [mais fácil] para as pessoas do paddock e os espectadores", continuou.
"A [estréia] da LM Hypercar será em março de 2021, que é absolutamente mais conformável que setembro de 2020, sem dúvida", disse Neveu.
"A grande vantagem é que [agora] estaremos em um momento muito semelhante ao do campeonato da IMSA. Como planeamos lançar o LMDh em 2022, e também planeamos introduzir os novos LMP2s em 2023, para nós faz sentido que seja exatamente no mesmo momento. Facilitará a vida dos fabricantes, do chassis [construtores] e de todas as pessoas envolvidas nessas novas categorias", concluiu.
Quanto ao calendário de 2021, tudo indica que a ronda inicial poderá ser a de Sebring, em fevereiro, a ronda que tinha sido cancelada devido à epidemia do coronavirus.
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