No dia em que, pela segunda vez na sua existência, as 24 Horas de Le Mans, acontece em setembro, e pela primeira vez, não há espectadores nas bancadas por causa da pandemia do coronavirus, a ACO anunciou que está pronta a nova versão do Mission H24, o protótipo a hidrogénio que eles pretendem que esteja pronto a correr em 2024. O novo carro, baseado no protótipo da Adess LMP3, é 150 kg mais leve e tem melhorias em termos aerodinâmicos.
Ao mesmo tempo, o protótipo anterior andou a fazer uma volta de demonstração no circuito principal, para demonstrar, claro, que esta é uma alternativa viável. Até deram a água que o carro deita no escape para alguns VIP's para que vejam que é potável, demonstrando que não se polui, e é uma muito melhor alternativa que outros.
Já disse o que pensava a propósito da combustão a hidrogénio. Uma tecnologia que é muito complicada de se processar, muito cara para se abastecer e a eficiencia dos seus sistemas de propulsão é equivalente aos motores de combustão, o que significa que nesse campo, é trocar seis por meia duzia. Para terem uma ideia, os motores elétricos tem uma eficiência de noventa por cento, e mesmo com o desgaste, raramente chegam abaixo dos 75 por cento, e falamos de motores que terão cerca de um milhão de quilómetros, três vezes mais que a média dos motores a combustão.
Contudo, não se pode negar que se vive tempos de tecnologia, e é isso que sempre foi o automobilismo.
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